RJ: Nova operação de guerra deixa três mortos na Cidade de Deus

A- A A+

Três pessoas foram mortas durante uma operação de guerra da Polícia Militar (PM) na manhã do dia 23 de outubro, na Cidade de Deus, zona oeste do Rio de Janeiro. 

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem morto no chão. “É morador, é morador, olha a covardia aí! O corpo do amigo no chão da rua!”, afirmaram outros moradores no vídeo.

Além dos três mortos, tachados como “suspeitos”, a PM informou, em nota oficial, que outras duas pessoas foram baleadas e deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade de Deus. Segundo informações de moradores por meio de redes sociais, as aulas em escolas da comunidade foram suspensas.


Vídeo registrou pessoa baleada durante operação da PM da CDD. Imagem: Reprodução/Redes sociais

As operações de guerra da PM, que já mataram mais de 1,3 mil pessoas até setembro deste ano, apesar de apoiarem-se na falsa justificativa de “combate ao tráfico”, na verdade não o combate. Conforme denunciamos em outras reportagens, as operações de guerra são parte da estratégia das forças policiais de fortalecer determinados grupos criminosos cariocas (em especial, os grupos paramilitares chamadas erroneamente de “milícias”), em detrimento de outros. 

A Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Complexo do Chapadão e outras regiões proletárias da cidade são alvos preferenciais das operações por serem hoje controladas por um dos grupos delinquentes que têm menos ligação com as forças policiais.

Além disso, as operações têm como função negar todos os direitos democráticos para as massas populares das favelas e impedir que elas, submetidas às piores condições de trabalho e sobrevivência, organizem-se à luta popular. 

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja