SP: Marcha Antifascista relembra os 85 anos da 'Revoada dos Galinhas Verdes'

A- A A+

Foto: @daniel.arroyo.photo

No último dia 26 de outubro, manifestantes se reuniram no centro de São Paulo e realizaram a Marcha Antifascista 2019, que relembrou os 85 anos Batalha da Praça da Sé (ou a 'Revoada dos Galinhas Verdes'), histórico episódio ocorrido em 1934 em que militantes antifascistas enfrentaram membros da Ação Integralista Brasileira que realizavam um comício nas ruas da cidade.

Leia também: 85 anos da Batalha da Praça da Sé, a 'Revoada dos Galinhas Verdes'

Um forte aparato policial foi enviado para cercar os manifestantes, o que não os intimidou, pois o ato saiu da praça da Sé e seguiu até o Memorial da Resistência, na região da Luz. No trajeto, jovens levantaram uma faixa com as palavras de ordem Relembre a história, lute contra o fascismo! Não esquecemos, nem perdoamos!

Foto: @daniel.arroyo.photo

Além de relembrar a 'Revoada dos Galinhas Verdes', a Marcha Antifascista rechaçou os crimes que vêm sido cometidos contra o povo pelo governo Bolsonaro, tutelado pelo Alto Comando das Forças Armadas (ACFA). 

Na convocatória do ato, os participantes diziam: "A Marcha Antifascista de 2019 tem como objetivo resgatar a história da resistência de militantes antifascistas de diversas tendências contra os fascistas no Brasil e, mais especificamente, na cidade de São Paulo". Mais adiante, eles apontavam que frente ao "avanço de uma direita entreguista e genocida, é urgente a construção de uma frente única, que vise o enfrentamento direto contra estes setores reacionários e suas organizações. Nesse processo, o resgate histórico tem um papel fundamental. Por isso, vamos homenagear aos que lutaram, sempre trazendo perspectivas para os que ainda hoje lutam pela superação desse sistema político e econômico que explora muitos e beneficia poucos".

As fotos que ilustram esta nota são de @daniel.arroyo.photo e foram extraídas da página da Ponte Jornalismo.

Foto: @daniel.arroyo.photo

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza