Desigualdade: Morador de bairro rico vive 23 anos a mais que morador de bairro pobre em SP

A- A A+

Vinte e três anos. Essa é a diferença de expectativa de vida entre um morador do rico bairro de Moema, na zona sul da capital paulista, e da pobre Cidade Tiradentes, bairro da zona leste. Ao mesmo tempo, a taxa de mortalidade infantil em Perdizes, na zona oeste, é 23 vezes menor do que em Marsilac, no extremo sul de São Paulo.

Estes dados foram mostrados pelo Mapa da Desigualdade, da Rede Nossa São Paulo, publicado no dia 5 de novembro, comparando indicadores de 93 distritos. Os números mostram que dentro do "coração comercial" brasileiro - a maior metrópole da América do Sul - se concentram índices comparáveis aos dos países mais ricos e mais pobres do mundo.

Este é o cenário de desigualdade na mais rica cidade do Brasil, cenário este garantido por um capitalismo burocrático que, por sua vez, é sustentado com a semifeudalidade no país, expressa no latifúndio de velha ou nova roupagem, que gera miséria no campo e nas cidades. 

Para se ter uma ideia, na luxuosa Moema, a média de idade das pessoas que morreram durante 2018 foi de 80,6 anos, índice comparado ao da Alemanha ou Dinamarca (ambos na Europa), onde a média é de 81 anos. Já na Cidade Tiradentes, a expectativa de vida é de 57,3 anos, um pouco mais que um morador da Somália, na África. A violência é tida como uma das responsáveis por mortes no distrito da zona leste.

"Isso mostra as complexidades de se viver em um lugar onde há uma desigualdade tão grande. Existem várias cidades numa só", diz Carolina Guimarães, coordenadora da Rede Nossa São Paulo.

O mapa mostra ainda que a maior parte dos distritos da cidade não têm nenhum equipamento cultural como casas de show, bibliotecas, teatros ou cinemas, sendo este último tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no dia 03/11.

Foto ilustrativa

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja