PE: Polícia impede evento político e prende ativistas em Petrolina

A- A A+

Foto: PNB

Durante a realização de um evento em alusão ao “novembro negro”, mês que se relembra a histórica luta pelos direitos do povo preto em nosso país, policiais militares agrediram e prenderam artistas e participantes de evento que foi realizado, no dia 24 de novembro, em Petrolina, estado de Pernambuco.

Segundo os participantes, por volta das 20h, oito viaturas do 2° Batalhão Integralizado Especializado (Biesp) chegaram ao local do evento, no espaço Céu da Águas, no bairro Rio Corrente. Os policiais abordaram, de forma truculenta, um homem que, segundo eles, era suspeito de portar uma arma, porém durante a revista nada foi encontrado com o rapaz. 

Em seguida os policiais foram para cima de uma mulher que filmava a ação, tentaram pegar o celular dela. A partir de então, os policiais tentaram prender a jovem Karol Souza, segundo testemunhas aplicando até uma “mata-Leão” na moça. 

O músico Maércio José e o poeta Nascimento, que interviram para ajudá-la, também foram agredidos e detidos. No meio da confusão, os militares ainda usaram spray de pimenta contra a multidão presente, dentre elas muitas crianças e adolescentes. 

“Todos que foram detidos são negros, em uma ação do novembro negro. Estava todo mundo tranquilo, se divertindo”, disse o dançarino Dr. Thierri Oliveira em suas redes sociais. “Me preocupa saber que quem deveria nos proteger, está nos agredindo. Se isso é segurança, eu não me sinto seguro, ainda mais sendo artista, negro, periférico e gay. A verdade é que não tem ninguém para nos proteger. Era a polícia que estava batendo nas pessoas. A quem eu iria pedir socorro?”, concluiu.

Após a prisão, cerca de 50 artistas, além de representantes de entidades e organizações que lutam contra o racismo nas cidades de Juazeiro e Petrolina, foram para a frente da 26° Delegacia Seccional de Polícia Civil, para prestar solidariedade aos perseguidos.

As pessoas presas realizaram exames de corpo delito no Instituto Médico Legal (IML), onde foi comprovado a existência de diversos hematomas provocados pela ação dos policiais. Todos foram liberados.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja