RO: Estudantes independentes derrotam chapa da direita e do Levante/PT no DCE da Unir

A- A A+

Ocorreu, no dia 20 de novembro, as eleições para a Diretoria Executiva do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Rondônia (Unir). A eleição foi vencida pela Chapa 2, 'Resistir é preciso!', formada por estudantes do campo independente dos distintos campi da universidade.

Concorriam neste pleito uma chapa pró-privatização que, de boca, se dizia apartidária, mas tinha como principal coordenador um aprendiz de parlamentar vinculado e filiado ao PSDB (partido do atual prefeito da capital de Rondônia). A atual gestão concorria com os mesmos discursos pós-modernos e enganadores de “todxs”, “popular”, mas escondidos atrás da mais ampla defesa do PT e da continuação do movimento estudantil pelego da UNE, que serve muito bem a manutenção do status quo.

A chapa 2, 'Resistir é preciso', se posicionou por lutar implacavelmente contra a retirada de direitos promovida pelo fascista Jair Bolsonaro e em defesa com unhas e dentes da universidade, bem como se colocou na linha de frente contra a implementação do 'Future-se', programa do MEC que visa a participação de empresas privadas na gestão das instituições de ensino superior.

Por mais de 200 votos de diferença para a segunda colocada, a chapa 2 venceu em mais da metade das urnas mesmo com a boca de urna e a "santa aliança" entre as duas chapas concorrentes, que fizeram de tudo, inclusive espalhando boatos acusatórios.

A posse está marcada para o dia 29 de novembro em sessão do Conselho dos Centros Acadêmicos. Desde 2015, o DCE/Unir estava nas mãos dos oportunistas do Levante/PT juntamente com outros reacionários conhecidos. Porém, dessa vez, não poderão mais usar a entidade de luta dos estudantes como palco para politiqueiros de toda laia.

Com o DCE sob gestão de estudantes independentes e combativos espera-se um novo momento de salto e de luta dos estudantes da Unir reconhecidamente dispostos a enfrentar as mais longas e duras batalhas pela educação, como já fizeram num passado não tão distante.

Saudamos os estudantes da Unir em luta e desejamos uma ótima gestão!


Cartaz da chapa independente dos estudantes da Unir

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja