RJ: Com salários e 13º atrasados, rodoviários vão as ruas protestar contra empresa

A- A A+

Motoristas, cobradores, fiscais e funcionários da administração da viação Acari, em Cascadura, zona norte do Rio de Janeiro, fizeram uma paralisação dos serviços na manhã do dia 16 de janeiro. Os trabalhadores exigem o pagamento de dois meses de salários atrasados e também o 13° salário.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores do Rio de Janeiro (Sintraturbrio), José Carlos sacramento, a situação já se arrasta há alguns meses, culminando agora com a paralisação dos cerca de 600 profissionais da categoria. 

Salários estão sendo parcelado em até quatro vezes, reclamam trabalhadores da viação.

A viação Acari, que atua atua nos consórcios Internorte e Transcarioca, é responsável pelas linhas 254 (Madureira X Candelária), 607 (Cascadura X Rio Comprido), 457 (Abolição X Copacabana), 456 (Norte Shopping X Copacabana), 650 (Marechal Hermes X Engenho Novo), 667 (Madureira X Méier), 686 (Fazenda da Bica X Madureira) e 277 (Rocha Miranda X Candelária).

Com salário atrasado e exercendo duas funções como motorista e cobrador, os trabalhadores dos ônibus estão em perigo de vida, pois, apesar de os regulamentos exigirem que o motorista só coloque o ônibus em movimento depois de dar o troco, por exemplo, não ocorre realmente isto, pois o motorista tem que cumprir o horário de percurso imposto pela empresa de ônibus. Nos pontos de ônibus estratégicos há fiscais que monitoram a chegada dos ônibus no horário exigido.

A dupla função opera em favor de agravos à saúde dos motoristas de ônibus e enriquecimento nefasto das concessionárias de transportes público favorecidas com a tutela do velho Estado. A medida sancionada dia 7 de fevereiro de 2019, que proíbe dupla função de motorista de ônibus, até agora ficou apenas no papel. 

Foto: Reprodução

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Mário Lúcio de Paula
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira