Alemanha: Revolucionários da Europa promovem grande manifestação no 'LLL'

A- A A+

Ativistas enfileirados empunharam bandeiras vermelhas com a foice e o martelo. Foto: Dem Volken Dienen

No dia 12 de janeiro, em uma tradicional marcha, milhares de ativistas, apoiadores e militantes saíram às ruas para rememorar a vida e luta de grandes dirigentes do Partido Comunista da Alemanha (PCA) assassinados pela reação em 1919, como Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, assim como homenagear o grande Lenin. O ato, conhecido como Luxemburgo-Liebknecht-Lenin (LLL), é celebrado todos os anos e tem sido usado para propagandear a necessidade de reconstituir o PCA.

Nesse ano de 2020, um grupo chamado Coletivo Internacionalista Berlim organizou um bloco combativo, independente e popular, que levantou alto a necessidade de uma nova organização internacional que una os comunistas. 

Revolucionários de diferentes países, como Irlanda e Turquia, assim como de diversas cidades da Alemanha participaram desse bloco. O portal de notícias revolucionário alemão Dem Volke Dienen chama atenção à vitória para o movimento revolucionário que foi a presença dos militares do movimento “Revolucionários Socialistas da Irlanda” no bloco vermelho e combativo. Esses, através da internet, responderam à matéria, dizendo que “participaram do evento com muito orgulho”.

Durante a marcha, os militantes entoavam palavras de ordem como Apenas as massas armadas criam o socialismo! e Morte ao imperialismo! Guerra popular até o comunismo!. Em breves discursos, eles, entre outras coisas, falaram sobre a luta popular no Brasil, e lançaram mais uma vez a palavra de ordem: Defender a vida e saúde do Presidente Gonzalo.

De acordo com Dem Volke Dienen, uma importante expressão do internacionalismo proletário foi a estreita aliança entre o bloco do Coletivo Internacionalista Berlim e militantes do Partido Comunista da Turquia/ Marxista-leninista (TKP/ML), que, segundo o portal, estão travando uma luta feroz e consistente para combater a liquidação do movimento comunista na Turquia e sua linha de direita.

Apesar de o evento ter acontecido no dia 12 de janeiro, o portal apenas o noticiou no dia 16.

Alguns dos presentes na marcha utilizavam bonés da Liga dos Camponeses Pobres (LCP). Foto Dem Volken Dienen

Os ativistas ainda demostraram apoio ao Partido Comunista da Turquia/ Marxista-leninista (TKP/ML). Foto: Dem Volken Dienen

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza