Suíça: Milhares protestam contra o Fórum Econômico Mundial

A- A A+

Nos dias 18 e 22 de janeiro, grandes manifestações contra o Fórum Econômico Mundial (FEM) aconteceram nas cidades de Zurique e Berna, na Suíça. Estiveram presentes milhares de manifestantes, entre eles ativistas e militantes do movimento revolucionário, tanto da Suíça, quanto de outros países. 

De acordo com o portal de notícias revolucionário alemão Dem Volke Dienen, ambas as manifestações foram marcadas por um espírito internacionalista e combativo, com os manifestantes reagindo às agressões policiais (que se utilizaram de caminhões de água e bombas de gás para tentar dispersar a manifestação), atacando lojas e propriedades de grandes monopólios financeiras, pendurando faixas ao longo do percurso, acendendo sinalizadores e fazendo pichações em solidariedade ao proletariado. Em Zurique, no dia 22, um policial desmaiou depois de ter sido atingido por um fogo de artifício.

No dia 18 de janeiro, cerca de 2 mil pessoas marcharam pela cidade de Berna. Faixas com as palavras de ordem Abaixo ao FEM e este Estado! Todo o poder ao proletariado! e Esmague o FEM na luta anti-imperialista! foram carregadas por militantes suíços e turcos. Durante a manifestação, dezenas de edições de jornais independentes e populares foram distribuídos e palavras de ordem combativas e internacionalistas também foram entoadas.

No decorrer da marcha do dia 18, que aconteceu principalmente no centro da cidade, vários cartazes foram empunhados denunciando as instituições financeiras. O portal alemão frisa, em particular, a presença ao longo da manifestação da solidariedade internacional, que se manifestou de diversas maneiras, através de palavras de ordem, faixas de apoio ao povo do Iraque, cartazes exigindo a libertação de prisioneiros políticos como Georges Ibrahim Abdallah, uma bandeira Mapuche hasteada numa fonte central ou nas dezenas de bandeiras turcas e curdas presentes.

Manifestantes combativos protestam contra o Fórum Econômico Mundial em Zurique, Suíça. Foto: Dem Volke Dienen

Manifestantes combativos protestam contra o Fórum Econômico Mundial em Zurique, Suíça. Foto: Dem Volke Dienen

Manifestantes combativos protestam contra o Fórum Econômico Mundial em Zurique, Suíça. Foto: Dem Volke Dienen

Manifestantes combativos protestam contra o Fórum Econômico Mundial em Zurique, Suíça. Foto: Dem Volke Dienen

Manifestantes combativos penduram a bandeira mapuche em protesto contra o Fórum Econômico Mundial em Zurique, Suíça. Foto: Dem Volke Dienen

Manifestantes combativos exigem liberdade para Georges I. Abdallah e Ahmad Sa’adat em protesto contra o Fórum Econômico Mundial em Zurique, Suíça. Foto: Dem Volke Dienen

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira