SP: PM agride mulher grávida no interior

Um policial militar agrediu uma mulher grávida durante uma ocorrência no bairro Santo Antônio, na cidade de São José do Rio Preto, no interior de SP. Ele pressionou seu joelho contra a barriga da jovem, de apenas 23 anos, e desata tapas fortes no rosto dela. A agressão ocorreu dia 4 de fevereiro.

A mulher, Isabela Sabino de Souza, havia informado ao militar que está grávida, mas isso não foi o suficiente para fazê-lo parar a agressão. Nem mesmo os protestos dos moradores ao redor constrangeram o agressor.

“Ela está grávida, moço. Libera ela. Para de pisar na barriga dela”, diz uma pessoa que acompanha a abordagem. O vídeo mostra ainda o agente segurando o pescoço da mulher. “Você está enforcando ela, ela tá ficando sem ar”, continua outra mulher que reclama da covardia.

Uma testemunha afirmou que a mulher foi contida porque ela estaria filmando uma abordagem a um jovem no bairro. O ato de filmar não infringe nenhuma lei.

Aumentam denúncias de abuso de autoridade contra policiais em SP

Ao longo de 2019, a Ouvidoria registrou 714 relatos de pessoas que se sentiram agredidas por policiais no estado. As denúncias de abuso de autoridade envolvendo policiais aumentaram no estado de São Paulo ao longo de 2019. De acordo com levantamento da Ouvidoria das polícias, foram registradas 714 ocorrências no período, contra 709 reclamações do ano anterior.
De acordo com o ouvidor Benedito Mariano, mais de 80% das denúncias envolvem policiais militares. “É um número muito alto, é a segunda queixa mais recorrente que recebemos”, diz.
O caso de abuso de autoridade mais recente, na zona sul, aconteceu no Capão Redondo. Um homem foi abordado por cinco policiais militares da Ronda Ostensiva com Apoio de Motos (Rocam), e agredido com socos e joelhadas. A justificativa para a agressão é que o homem circulava de moto sem capacete.

A imagem da agressão tem circulado na internet desde o dia 20 de janeiro. Ao perceber que estão sendo filmados, um dos policiais saca a arma e aponta para o autor do vídeo, que encerra a filmagem.

No dia 26/01, na zona leste, aconteceu outro caso de abuso: um policial militar atirou contra um homem que estava há dez metros de distância. Um vídeo, que também circula na internet, mostra o policial dizendo “amanhã vou preso, para mim tanto faz”. A vítima está internada, em estado grave, com a bala alojada a três centímetros do coração.

Momento em que PM agride mulher grávida. Foto: Redes Sociais

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin