Paraná Vermelho: Banda Terravante lança sua primeira música

A- A A+

Todo dia dezenas de “novas” músicas são lançadas pelas grandes gravadoras, cada vez mais idênticas e vazias. Em meio a essa barulheira homogênea que a tudo tenta silenciar, a arte popular luta por se impor. Sendo produzida pelo povo e para o povo, esta arte pode representar os interesses reais daqueles que lutam diariamente por uma vida justa e um futuro melhor, elevando seu próprio nível cultural, e não mais trazendo apenas variações irrelevantes na forma, como faz o monopólio cultural imperialista há décadas. 

A banda Terravante busca se inserir nesta luta. Ela é composta por ativistas políticos e artistas independentes de Curitiba que combatem através da música a cultura das classes dominantes, realizando composições e arranjos que prezam por um conteúdo de classe, em favor das massas populares. 

Paraná Vermelho, primeira gravação lançada pela banda, foi escrita por membros da Terravante em conjunto com outros estudantes, de diversas cidades do Paraná, que se dirigiam ao 38º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia, em 2018, em Alagoas. 

Durante os dois dias de viagem, a letra foi escrita por alguns, enquanto outros pensavam na melodia, e ainda outros, no instrumental, sendo que quase todos os 30 estudantes presentes contribuíram para o resultado final. Desde esta primeira experiência, a banda manteve o hábito de aglutinar diversas outras pessoas, artistas experientes ou não, que se interessam pelos mesmos objetivos e queiram produzir arte, seja com a identidade visual ou com participações instrumentais.

A próxima música será lançada em breve, e se chama Flor de Corumbiara.

Para entrar em contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Victor Costa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza