RJ: Impedidos de visitar parentes presos, familiares protestam em frente ao presídio de Bangu

A- A A+

Familiares de presos protestaram no dia 01/03, na porta do complexo penitenciário de Bangu, zona oeste do rio após serem impedidos de fazer a visitação de seus parentes presos.

Com palavras de ordem pedindo visita, familiares atearam fogo em pneus e fecharam a rua que dava acesso ao complexo penitenciário.

Após presos que cumprem regime semiaberto filmarem e divulgarem em redes sociais a situação de celas alagadas no complexo de Gericinó, após chuva do dia 01/03, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciaria (SEAP) ao tomar conhecimento do vídeo entrou nas celas tomou os celulares dos presos e aplicou punição a todos presos envolvidos no vídeo.

A secretaria ainda suspendeu a visitação de familiares, alegando más condições e possível risco para familiares e funcionários do presidio, dando início assim ao protesto de familiares revoltados por não poderem fazer a visitação de seus parentes confinados.

Muitas dessas pessoas tem que vir de outros estados, fato que faz com que muitos familiares tenham que pagar um lugar para se hospedar (Muitos dormem na frente do presídio) e gastar com passagem, para ver seus entes encarcerados no Rio de Janeiro.

Milhares de familiares protestaram após esperar horas na chuva e não conseguir visitar seus entes. Foto: Tania Rêgo/Agência Brasil

Entrada da penitenciária de Gericinó, em Bangu. Foto: Banco de Dados AND


NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira