RJ: Cansados de esperar pelo velho Estado, moradores do Tabajaras constroem represa por conta própria

A- A A+

Moradores da comunidade Ladeira dos Tabajaras em Copacabana uniram-se no dia 04 de março para construir uma pequena represa utilizando a água da chuva, por conta própria, depois que a Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE), havia deixado a população sem fornecimento por mais três meses. 

Uma moradora da comunidade em entrevista ao monopólio de imprensa relatou: “ estamos aqui juntando as pedras para fazer a represa dentro da mata aqui. Estamos com um pouquinho da chuva para nos abençoar mais ainda”, disse.

A associação de moradores informou que desde dezembro de 2019 vêm procurando contato com a CEDAE que, por sua vez, só têm feito promessas de melhorias, sem no entanto resolver o problema do saneamento básico da população, serviço este que é emergencial. 

A situação de privação de saneamento básico imposto pelo velho Estado ao povo não é um caso isolado da comunidade carioca dos Tabajaras.

Segundo pesquisas publicadas pelo Instituto Trata Brasil, mais de 35 milhões de brasileiros não tinham acesso a água tratada em suas residências em 2015. Já os levantamentos do Abastecimento Urbano de Água elaborado neste mesmo ano pela Agência Nacional de Águas (ANA) revelou que somente 13% da população urbana do estado do Rio acha o abastecimento satisfatório. 

Situação esta que só tem se agravado desde aquele ano, uma vez que entre 2003 e 2019, o estado do Rio de Janeiro deixou de investir R$ 11 bilhões em dinheiro carimbado para saneamento básico.

Povo se organiza e mostra que não é refém do velho Estado!

Frente a tamanha precariedade e falta de assistência básica ao povo pobre cometidos pelos continuados gerenciamentos de turno das mais diferentes siglas do Partido Único, as classes trabalhadoras cada vez mais se dão conta - através de sua experiência prática - que com organização e iniciativa não precisam depender desse velho e podre Estado burguês-latifundiário, nem muito menos ficar reféns das promessas de politiqueiros populistas em troca de votos na farsa eleitoral.  

Comunidade Ladeira do Tabajara, em Copacabana, zona sul do Rio. Foto: Banco de Dados AND

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira