MG: Celebração do Dia Internacional da Mulher Trabalhadora em Belo Horizonte

A- A A+

Fotos: Comitê de Apoio ao AND de Belo Horizonte

O Movimento Feminino Popular (MFP) realizou, junto à várias organizações classistas uma calorosa celebração do Dia Internacional da Mulher Trabalhadora em Belo Horizonte, no último dia 07 de março.

Participaram da celebração a Liga Operária, a Liga dos Camponeses Pobres (LCP), o Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR), Unidade Vermelha - Liga da Juventude Revolucionária (UV-LJR),o Movimento Classista dos Trabalhadores em Educação (Moclate), 0 sindicato dos trabalhadores da Construção Civil – Marreta e Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Estado de Minas Gerais (Sind-Ute/MG) subsede de Vespasiano e São José da Lapa.

A atividade foi iniciada com a entoação do hino da Internacional, marcando o conteúdo de classe da celebração.

Também foram cantados o hino do MFP, Lutadoras da Revolução e outras canções de luta do nosso povo, com Bella Ciao e Conquistar a Terra.

As companheiras e companheiros presentes saudaram efusivamente o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, marcando sua posição de classe, lembrando que o 8 de março não é o dia de todas as mulheres, mas das que são exploradas e oprimidas por este sistema de exploração e opressão. 

As consignas de Despertar a Fúria Revolucionária da Mulher! e A Emancipação da Mulher é obra da Revolução Proletária foram bradadas durante toda a atividade.

As companheiras Sandra Lima, Elzita Rodrigues e Remis Carla foram homenageadas durante a atividade.

Companheiros e companheiras que tiveram a oportunidade de conviver e lutar ombro a ombro com essas companheiras relataram suas vidas e lutas.

Foi destacada a homenagem à companheira Sandra Lima que completaria 65 anos no último dia 6 de março. As Heroínas internacionais do proletariado também foram homenageadas com um painel expondo suas fotografias.

Uma militante do MFP realizou uma esclarecedora exposição sobre a importância da organização classista das mulheres do povo e do fortalecimento do Movimento Feminino Popular em todas as organizações de luta da classe.

Durante a palestra foram apresentadas a origem do 8 de março, da opressão feminina e do caminho revolucionário para sua superação. Também foi travado combate contra o feminismo burguês e pequeno-burguês, supostamente radical, que ilude o povo sobre a possibilidade de libertação das mulheres sob o jugo do capitalismo, com intuito de dividir as classes trabalhadoras.

A atividade foi encerrada com a apresentação de uma calendário de lutas para março, com panfletagens, palestras, debates e exibição de filmes em celebração ao mês das Mulheres Trabalhadoras.  


Baixe aqui o Boletim completo produzido pelo MFP por ocasião do Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, 2020. Disponível para impressão nas versões A4 e A3


NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza