Falece Juan Manuel, cofundador do Partido Comunista do Equador - Sol Vermelho

A- A A+

Taita Manuel, cofundador do Partido Comunista do Equador-Sol Vermelho, falece aos 70 anos, em março de 2020

Na última semana do mês de março, o Partido Comunista do Equador - Sol Vermelho (PCE-SV) publico uma nota em homenagem ao camarada Juan Manuel Anaguarqui, cofundador do Partido, que veio a falecer. Segue aqui a homenagem dos comunistas: 

“Com profundo pesar temos que comunicar que aos 70 anos, como resultado de uma doença, o camarada Juan Manuel Anaguarqui, Taita Manuel, faleceu. Indígena, camponê, comunista. Fundador do Ecuarunari; da União de Organizações Camponesas de San Juan (UCASAJ), posteriormente do Movimento Indígena de Chimborazo (Mich), e várias organizações camponesas nas províncias de Cañar, Tungurahua e Cotopaxi. Em 1974 entrou na luta pela terra em Chunchi, na comunidade de Toctesinin onde, junto com Lázaro Condo, foi emboscado por uma força combinada do Exército e da polícia, que assassinou Lázaro e feriu gravemente o camarada Juan Manuel, sem que isso pudesse deter sua vontade de lutar. Um lutador incansável e indomável, convencido da necessidade inevitável de lutar com armas pela terra. Velho lobo da charneca, trovão ardente do sol; amauta [1] e cofundador do PCE-SV; organizador da primeira frente camponesa marxista-leninista-maoísta nos pântanos de Chimborazo, em San Juan e Ballagán, sua terra natal. Velha toupeira, velho salgueiro, velha taita [2]; velho andaime do Partido, ele viverá para sempre nos corações e lutas dos povos oprimidos do mundo.”

Os comunistas finalizam a declaração com as palavras de ordem: Honra e glória ao camarada Juan Manuel!, Taita Manuel, presente no coração e lutas dos povos oprimidos do mundo! e Para conquistar o sol vermelho da libertação: O comunismo!

Também, na Alemanha, em Bremen, revolucionários fizeram uma pichação em homenagem ao grande comunista. Escreveram: Honra e glória para o camarada Juan Manuel! Viva o PCE-SV!

Revolucionários Alemães homenageiam Juan Manuel (ou Taita Manuel), militante do Partido Comunista do Equador-Sol Rojo, falecido em março de 2020, aos 70

Notas:

  1. como eram conhecidos os professores do império inca

  2. “Indivíduo destemido”, “guapo”.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Mário Lúcio de Paula
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira