PE: Camponeses dão exemplo e conformam Comitê Sanitário de Defesa Popular

A- A A+


Reproduzimos a seguir nota recebida pela Redação de AND sobre a formação, planejamento e ações do Comitê Sanitário de Defesa Popular criado pelos camponeses da Área Revolucionária José Ricardo, no Agreste pernambucano, para combater o Novo Coronavírus, manter a organização e a luta popular.


Pernambuco: Camponeses formam seu Comitê Sanitário de Defesa Popular

Desde o dia 05 de abril, as famílias camponesas da Área Revolucionária José Ricardo, situada na zona rural do município de Lagoa dos Gatos (PE) decidiram conformar o seu Comitê Sanitário de Defesa Popular de Riachão de Dentro para combater a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). Os objetivos deste Comitê são: 1) Organizar as revindicações por água e acompanhamento médicos; 2) Criar as condições de prevenir e tratar os possíveis casos do Novo Coronavírus; 3) Impulsionar a produção e organizar novas estratégias para sua comercialização dentro da pandemia.

Ao invés de reunirmos dezenas de pessoas numa Assembleia Popular para apresentar o Comitê e seus objetivos para os camponeses, decidimos organizar várias pequenas reuniões com no máximo dez pessoas cada com o objetivo de fazer o mesmo trabalho. Não paramos nossas atividades, apenas as adaptamos para realidade que temos.

Na manhã de 12 de abril, os ativistas do Comitê iniciaram a confecção de máscaras caseiras de tecido TNT para serem utilizadas nas atividades e na tarde do mesmo dia iniciaram a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado exigindo que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) libere o abastecimento de água para toda a população lagoagatense, em especial para a população das comunidades camponesas.

Até o dia 19 de abril, o Comitê pretende entregar este abaixo-assinado aos responsáveis pela COMPESA na cidade de Lagoa dos Gatos (PE), assim como também cobrará da prefeitura e de outros órgãos municipais a solução imediata desta reivindicação tão importante.

Entre os dias 20 e 26 de abril, para impulsionar a produção, será iniciada o Roçado Coletivo de milho e feijão, onde o Comitê organizará as famílias camponesas num trabalho coletivo para garantir o abastecimento de grande quantidade de grãos para daqui a 3 meses.

Entre os dias 27 de abril e 03 de maio, o Comitê organizará, dependendo da quantidade de produções camponesas encalhadas, Vendas em Domicilio, Feiras Itinerantes e o Transporte de produtos para o CEASA.

Unidos e organizados derrotaremos todos os inimigos do povo, inclusive o Novo Coronavírus!

COMITÊ SANITÁRIO DE DEFESA POPULAR DE RIACHÃO DE DENTRO

Lagoa dos Gatos, Pernambuco

12 de Abril de 2020


Camponeses organizam-se em Comitê e produzem máscaras para distribuição.

Famílias preenchem abaixo-assinado organizado pelo Comitê Sanitário de Defesa Popular de Riachão de Dentro (Lagoa dos Gatos, PE).

Máscaras de proteção produzidas pelo Comitê Sanitário de Defesa Popular de Riachão de Dentro (Lagoa dos Gatos, PE).

PANFLETO 

Abaixo-assinado

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira