Relato: Comitê Sanitário do Recife se une às massas

A- A A+

Nossa pagina no instagram: @comitesanitariopopular


No dia 25 de abril, no bairro da Várzea, trabalhadores e estudantes fundaram o Comitê Sanitário de Defesa Popular do Recife, por iniciativa do Coletivo Mangue Vermelho.

Comitê Sanitário de Defesa Popular realiza atividades em Recife. Abril de 2020.

Este Comitê tem por objetivo organizar a população local para realizar a defesa sanitária contra a pandemia da Covid-19 (novo coronavírus) e contra as consequências econômicas resultantes da crise, além de denunciar o descaso do velho Estado em relação à saúde do povo, dado que este não oferece condições econômicas adequadas para o isolamento social que se faz necessário e nem faz os aportes financeiros necessários à preparação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Após a reunião, os ativistas, tomando as devidas precauções sanitárias, embalaram o jornal A Nova Democracia junto ao panfleto que esclarece a situação da crise e da pandemia e logo em seguida fizeram a distribuição do material nas comunidades do entorno como ato de fundação.

Comitê Sanitário de Defesa Popular realiza atividades em Recife. Maio de 2020.

No dia seguinte, os ativistas estiveram na comunidade da Portelinha, no bairro do Ipsep, onde ajudaram vários moradores a resolverem pendências de cadastramento para a recepção do "auxílio emergencial". Muitos moradores da comunidades não possuem acesso à internet, não possuem computador em casa e também demonstraram dificuldade para operar as plataformas digitais de solicitação e acompanhamento do auxílio. Na ocasião, também foi realizada entrega de jornais e panfletos para esclarecimento político da comunidade.

Comitê Sanitário de Defesa Popular realiza atividades em Recife, e divulga o jornal A Nova Democracia. Maio de 2020.

Uma estrutura completa foi montada para atender a comunidade, com notebooks, celulares, equipamentos de proteção, álcool em gel etc., atendendo a vários moradores. Foi realizada também uma conversa com os moradores para entender os problemas mais latentes do local como a falta de saneamento básico. O comitê prosseguirá com suas ações na comunidade e em outras localidades combatendo a pandemia com organização popular.

Comitê Sanitário de Defesa Popular ajuda moradores a resolver problemas de acesso ao auxílio emergencial em Recife. Maio de 2020.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza