Cebraspo: Condenar o terror de estado imposto pelos regimes fascistas Índia, do Nepal e da Turquia

A- A A+

Reproduzimos nota do Centro Brasileiro de Solidariedade a Luta dos Povos (Cebraspo) o sobre a situação dos presos políticos da Índia, do Nepal e da Turquia.


Nós, do CEBRASPO, repudiamos e condenamos estes governos fascistas e suas políticas assassinas, principalmente em relação aos presos políticos abandonados para morrer em alguns dos piores sistemas carcerários do mundo.

O texto a seguir é uma declaração conjunta de intelectuais, escritores e jornalistas nepaleses, exigindo a libertação imediata de Varavara Rao, Prof. G.N. Saibaba, ativista cultural Maila Lama e outros ativistas sociais e presos políticos.

Condenar o terror do Estado imposto pelos regimes fascistas da Índia e do Nepal

Juntamente com o terror do Corona, estamos enfrentando o terror estatal imposto pelos regimes fascistas. A revolucionária ativista cultural nepalesa Maila Lama é mantida na prisão junto com outros presos políticos e o governo KP Oli está ridicularizando a questão da sobrevivência dos presos políticos. Intelectuais e ativistas de direitos humanos de todo o mundo estão questionando os salva-vidas de prisioneiros indianos - Prof. Saibaba, autor Varvar Rao, político doente Kobad Ghandi e outros ativistas sociais. Pelo contrário, o governo de Modi prendeu Gautam Navalakha e Anand Teltumde, as personalidades de destaque na Índia.

Na Turquia, Helen Bolek, ativista da equipe cultural anti-imperialista 'Yoram Group', que exigia liberdade de expressão, morreu em 3 de abril, após 288 dias de greve de fome, e a condição de outro ativista cultural sênior, Ibrahim Gogek, que vive na greve de fome, tornou-se muito crítico. Depois de ser libertada da prisão, Helen Bolek estava em greve de fome exigindo liberdade de expressão e a libertação de seus camaradas restantes.

É dever de todo cidadão progressista expressar solidariedade com os oprimidos e resistir ao terror do Estado. Tendo em mente nossa responsabilidade, condenamos o regime fascista da Turquia forçando Helena Bolek à morte e mostramos nosso sincero respeito e homenagem a ela.

Da mesma forma, condenamos o regime fascista indiano Modi e expressamos nossa forte solidariedade com os intelectuais e ativistas sociais, que estão lançando campanhas para a libertação de personalidades encarceradas. Exigimos a libertação incondicional de todos os escritores, jornalistas e ativistas sociais, incluindo o Prof. Saibaba, autor e ideólogo Varavara Rao, ativistas sociais Gautam Navalakha e Prof, Anand Teltumde. Nós todos sabemos que o Prof. Saibaba está preso a uma cadeira de rodas com mais de 90% de deficiência física e o poeta revolucionário Rao, de 80 anos, sofre de uma variedade de doenças

Atualmente, a infecção por coronavírus está aumentando rapidamente no Nepal e levou a vida nepalesa a um estado de medo, tragédia e terror. O povo nepalês agora está sujeito a sofrer o terror do Corona e o terror do Estado. A pandemia de coronavírus tornou-se um meio fácil de corrupção e o governo não fez nada para se livrar da pandemia de corona. As prisões do Nepal estão cheias de presos políticos. A Administração Interna prendeu repetidamente ativistas políticos, apesar da libertação do tribunal.

Considerando a singularidade da situação, ativistas culturais e organizações de direitos humanos pedem a libertação dos cativos, incluindo a ativista cultural popular popular Maila Lama. Pelo contrário, o governo Oli está em posição de continuar o processo de prisão e detenção. Em tal situação, solicitamos e convidamos escritores, artistas, jornalistas e ativistas sociais a iniciar uma campanha conjunta pela sobrevivência e libertação de prisioneiros, incluindo Maila Lama.

Vamos nos unir para a resistência das articulações.

Signatários

1. Rishi Raj Baral: escritor e crítico de ficção

2. Roshan Janakpuri: poeta e crítico

3. Khem Thapaliya: dramaturgo e crítico

4. Mitrlal Pangyani: Poeta

5. Nibha shaha: poeta

6. Khoma Taramu Magar: Poeta e ensaísta

7. Modanath Marhtha: Poeta

8. Balaram Timsina: Poeta

9. Nandish Adhikaarii: Professor

10. Shivanarayan Pradhan: Professor

11. Takmaa Kesi: Professor

Janardan Thapa: Ativista Social

13. Kedarnaath Gautam: Jornalista

14. Dewendra Timla: Jornalista

15. Yadav Devkota: Jornalista

16. Narendrajang Peter: Jornalista

17. Soorya Baral: Jornalista

18. Jaya Dahal: Jornalista

19. Umesh Acharya: Poeta

20. Kamal Subedi: Revisor

21. Kapilchandra Pokhrel: Advogada e ativista social

22. Adity Bishnu: Jornalista

23. Matrika Pokhrel: Poeta

24. Rohit Dahal: Contador

25. Dilip Shrestha: Poeta

26. Manohar Laamichhane: Essayist

27. Dambar BK: Revisor

28. Shivanarayan Yadav: Professor

29. Dirgha Pandey: Assistente Social

30. Mahadeep Pokharel: Ativista Social

Link para a matéria original

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza