RS: Jovens barram e repelem marcha fascista

Jovens enfrentaram os fascistas bolsonaristas em Porto Alegre. Foto: Repórter Popular

Um protesto de extrema-direita, organizada por movimentos fascistas coordenados por Jair Bolsonaro, foi repelido por um grupo de jovens antifascistas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no dia 3 de maio. 

O contra-ataque dos jovens aos fascistas ocorreu por volta das 17h, na praça Alfângega, Os bolsonaristas difundiam a mentira de Bolsonaro de que o “isolamento social” tem como único motivo “perseguir” o governo; eles pediam, na prática, o fim das liberdades democráticas e defendiam o Ato Institucional 5 (AI-5). Os jovens antifascistas, no entanto, não permitiram a continuação do ato.

Os fascistas, contrariados com o contra-ato, tentaram agredir os antifascistas, que revidaram. Fascistas saíram machucados e a Brigada, mostrando sua parcialidade, deteve apenas três antifascistas acusados de “lesão corporal”. Eles foram levados para a 9° Batalhão da Brigada Militar.

O protesto fascista

Os apoiadores do fascista Bolsonaro se reuniram no dia 3 de maio em frente ao Comando Militar do Sul, na rua dos Andradas em Porto Alegre. Em ato coordenado nacionalmente por bolsonaristas, os manifestantes pediram fim do “isolamento social”, volta do AI-5, “intervenção militar”, fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

Vídeo do protesto antifascista

Um peso, duas medidas

No dia 19 de abril, em outra manifestação fascista ocorrida no mesmo local, militantes bolsonaristas agrediram a socos e pontapés uma mulher que estava com uma máscara escrita “Fora Bolsonaro”.

O grupo composto por um homem e duas mulheres foram perseguidos pelos bolsonaristas até serem encurralados em um muro de um prédio do Exército e terem sido agredidos pelos fascistas.

Na agressão covarde registrada por imagens, um homem identificado como Paulo Miguel Rempel, com a bandeira do Brasil amarrada nas costas como se fosse capa de super-herói, dá um soco no rosto de uma mulher que cai no chão enquanto outros fascistas agridem um homem que a acompanhava. 

Além deles o repórter Jefferson Botega também foi agredido pelos neonazistas e teve seu equipamento de trabalho danificado; ele registrava a agressão covarde. Toda essa ação covarde foi feita em frente a militares do Exército.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin