Websérie 'Na fila do SUS' lança quarto episódio 'Linha de Frente' sobre a luta dos profissionais de saúde contra a covid-19 e contra a precarização e desmonte do SUS

A- A A+

Reproduzimos como dica cultural para nosso leitores a websérie "Na fila do SUS" , uma produção independente que está disponível na plataforma Bombozila. A série que conta inicialmente com seis episódios segundo seus produtores te como objetivo "debater a precarização do sistema público de saúde no Brasil, antes e durante a Pandemia de Covid-19 e em meio a questões estruturais". 

Segundo o comunicado de seus seus produtores a imprensa:

'Na fila do SUS é uma websérie em formato original com seis episódios. A exibição acontece exclusivamente pela plataforma online Bombozila - responsável pela produção da série, e que disponibiliza gratuitamente mais de 500 documentários de quinze países sobre lutas sociais. 

Gravada desde o ano passado, a produção independente foi produzida por meio de financiamento coletivo que ainda segue aberto aqui, com apoio do sindicato dos trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz e de profissionais de saúde da linha de frente em todo Brasil. 

Dirigido pela profissional e pesquisadora em Saúde Pública Ellen Francisco e produzido pela Bombozila, a série retrata os ataques ao SUS em 3 diferentes perspectivas e estados, além do impacto da atual pandemia de Covid-19 nestes diferentes cenários. A Websérie "Na fila do Sus" terá os seguintes episódios com lançamento nas datas abaixo na plataforma Bombozila :

1º Episódio) O povo da rua - São Paulo - 13 de abril 

2º Episódio) Povos indígenas - Brasília - 20 de abril

3º Episódio) Favela Nós por Nós - Rio de Janeiro - 27 de abril

4º Episódio) Covid-19 -  4 de maio - Brasil  

5º Episódio) Sistema Único da Saúde - Brasília - 11 de maio

6º Episódio) Uberização da Vida - Rio de Janeiro - 18 de maio 

Para a diretora, Ellen Francisco o momento reforça a necessidade explícita da defesa do SUS: “A atual situação da saúde evidenciada pela pandemia de Covid-19 soa como um recado urgente: é necessário promover o debate sobre o desmonte do SUS no Brasil. Em uma situação como a atual isso reforça que a população precisa tomar conhecimento sobre o impacto disso na vida delas”. Que pontua: “Em tempos onde a necessidade isolamento social é a melhor medida, o documentário de luta social é uma importante ferramenta para a defesa do direito à saúde porque estamos em um momento que faltam leitos, equipamentos, medicamentos, é um cenário extremamente complicado”.'

Foto: Banco de Dados AND

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza