Bahia conforma novos Comitês Sanitários de Defesa Popular

A- A A+

A partir do dia 02 de maio conformaram-se dois novos Comitês Sanitários de Defesa Popular (CSDP) na região metropolitana de Salvador (BA), um em Camaçari e outro no município Lauro de Freitas, sendo este último conformado no dia 06 de maio.

Os dois Comitês surgiram de forma conjunta e colaborativa, baseada na primeira ação do CSDP de Lauro de Freitas que organizou dezenas de pessoas oriundas de famílias em luta por moradia na região que atualmente vivem num ginásio de esportes do bairro Jóquei Clube, em Lauro de Freitas.

Originalmente, essas famílias viviam em uma ocupação no bairro Vida Nova, Lauro de Freitas, porém foram criminosamente despejadas pelo governo oportunista de Rui Costa/PT em pela pandemia da Covid 19 e, após um protesto em frente à sede da prefeitura de Lauro de Freitas foram covardemente amontoados num ginásio esportivo pelo gerenciamento municipal de Moema Gramacho (PT), na promessa de que receberiam aluguéis-sociais da prefeitura.

Não tendo distribuído máscaras e nem dado condições mínimas de prevenção contra o Novo Coronavírus para as famílias, o velho Estado as abandonou à deriva neste alojamento provisório.

Leia a matéria completa sobre a luta dessas famílias: BA: Famílias resistem à tentativa de frear luta por habitação

Panfleto distribuído às famílias da ocupação alojadas no ginásio. Fotos: Comitês Sanitários de Defesa Popular de Lauro de Freitas e Camaçari

Vitorioso ato de conformação do Comitê Sanitário de Defesa Popular de Lauro de Freitas. Foto: Comitês Sanitários de Defesa Popular de Lauro de Freitas e Camaçari

Ativistas do CSDP de Lauro de Freitas realizando leitura do panfleto no ginásio. Foto: Comitês Sanitários de Defesa Popular de Lauro de Freitas e Camaçari

Com base nestas iniciativas, o Comitê Lauro de Freitas se conformou no intuito de garantir formas mínimas de proteção às famílias (e das massas em geral) durante a pandemia e ao mesmo tempo incentivá-las a seguirem firmes na sua justa luta por moradia.

Dessa forma, contando com o apoio de professores, estudantes e do CSDP de Camaçari (BA), o Comitê Sanitário de Lauro de Freitas conseguiu arrecadar dezenas de máscaras, mais de 8 litros em materiais de limpeza, tubos de álcool em gel e sabonetes para higiene pessoal. Também foram doadas roupas e alguns livros para ocupação do tempo livre dos jovens.

Parte das referidas doações tiveram origem no CSDP Camaçari que, em uma mostra de solidariedade repartiu os materiais arrecadados, viabilizando o início dos trabalhos do Comitê Sanitário em Lauro de Freitas.

Durante todas as atividades foram distribuídos panfletos denunciando o cenário político-econômico durante a pandemia, alertando para a guerra que o velho Estado promove diariamente contra as massas e como esta só se aprofunda em meio à crise sanitária atual, com todo o descaso e negligência às necessidades das massas e aos perigos que esta fica exposta. O texto de denúncia encerrava-se com as palavras de ordem: Romper com o imobilismo!, Denunciar os crimes do velho Estado!, Combater o Coronavírus com organização popular! e Nem Bolsonaro, Nem Mourão! Fora congresso de Corruptos, Fora Forças Armadas reacionárias!

Dessa maneira, rompendo com imobilismo e ousando avançar quando as classes dominantes impõem recuo para o povo, o CSDP Lauro de Freitas reiterou sua solidariedade e apoio ativo à luta por moradia, conformando-se em meio a este cenário de agudização da luta de classes que cresce no país.

Reunião de conformação do Comitê Sanitário de Defesa Popular de Camaçari. Foto: Comitês Sanitários de Defesa Popular de Lauro de Freitas e Camaçari

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Victor Costa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza