PE: Comitê Sanitário faz denúncia e panfletagem nas filas da Caixa Econômica no Vale do São Francisco

A- A A+

Panfletagem e agitação organizadas pelo Comitê Sanitário de Defesa Popular de Petrolina. Foto: Comitê Sanitário de Defesa Popular de Petrolina

O Comitê Sanitário de Defesa Popular de Petrolina realizou uma grande panfletagem e agitação nas intermináveis filas de três agências da Caixa Econômica nas cidades de Petrolina, Sertão Pernambucano, e em Juazeiro, na Bahia. Durante a atividade, realizada no dia 9 de maio, os ativistas denunciaram a situação na qual o velho Estado tem lançado os trabalhadores que precisam resolver problemas para receber o auxílio “emergencial”.

Uma parte do Comitê se concentrou em promover a agitação com apoio do megafone denunciando o cenário de total descaso e humilhação que o governo de Bolsonaro e dos generais tem submetido o povo com as grandes aglomerações das filas da Caixa que obriga os trabalhadores a vulneráveis condições propícias à contaminação do vírus, além do total sucateamento do Sistema Único de Saúde (SUS) que empurra milhares de pessoas à morte sem a devida assistência médica.

Outra parte dos membros do Comitê distribuíram edições do jornal A Nova Democracia e panfletos apontando a necessidade de organização e luta popular frente a crise econômica impulsionada pela crise sanitária.

Os ativistas também se utilizaram da cultura popular como forma de agitação, elaborando e recitando um cordel de denúncia sobre a atual situação do país. A poesia relatou as mazelas a que são submetidas as massas, apontando como único caminho possível para a solução dos problemas do povo, a organização popular e a revolução. C

Como já é parte da prática do Comitê, os ativistas, visando a proteção contra a contaminação do Covid19, entregaram máscaras à população, confeccionadas a partir do trabalho em mutirão.

A população ouviu atentamente cada intervenção dos ativistas, expressando sua concordância às denúncias feitas. Animados com a atividade, muitas pessoas expressaram sua justa indignação frente as dificuldades enfrentadas nesse período de pandemia.

A panfletagem se encerrou com bastante vigor e a certeza de que os trabalhadores não irão ficar inertes diante dos reiterados ataques antipovo do governo dos generais e Bolsonaro.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira