USA: Revolucionários comemoram Dia da Heroicidade com pichações

A- A A+

Revolucionários estadunidenses picham 19 de junho de 1986, Glória ao Dia do Heroísmo! em um monumento imperialista. Fonte: Tribune of the People

No dia 25 de maio, conhecido como Dia do Memorial no USA, revolucionários estadunidenses picharam um monumento imperialista em Lawrenceville, em Pittsburgh comemorando o Dia da Heroicidade no Peru, com os dizeres: 19 de junho de 1986, Glória ao Dia da Heroicidade!, junto de diversas foices e martelo.

O “Dia do Memorial” no USA é o feriado que “comemora” a vida de soldados americanos que tombaram em nome dos crimes de guerra do imperialismo ianque. Enquanto o Dia da Heroicidade marca a data em que cerca de 250 prisioneiros de guerra, combatentes revolucionários do Partido Comunista do Peru (PCP) e das massas exploradas e oprimidas do país, levaram até as últimas consequências a decisão de não se renderem à prisão e à tortura nas masmorras do velho Estado peruano. Levantaram-se em rebelião nos presídios (convertidos em “Luminosas Trincheiras de Combate”) de Lurigancho, El Callao e na ilha de El Frontón, sendo massacrados criminosamente pelo governo, apoiado pelo USA, do fascista e genocida Alan García.

O prefeito de Pittsburgh, Bill Peduto, postou na rede social Twitter, condenando a ação no memorial da Primeira Grande Guerra Imperialista: "Isto não é Pittsburgh. Quem quer que tenha feito isso. Por favor, saia. Hoje". Enquanto a Polícia disse que estava revendo as imagens de vídeo disponíveis e que uma investigação junto do FBI estava em andamento.

Um jornal do monopólio local, o Newsweek comentou a ação, escrevendo: "A frase utilizada parece fazer referência a uma batalha que ocorreu entre o Exército Guerrilheiro Popular e o Estado peruano”, classificando-a como um “ato de rebeldia sobre um marco público".

O jornal revolucionário estadunidense Tribune of the People afirmou que essa é uma das muitas comemorações do Dia da Heroicidade que têm acontecido no país ao longo dos anos. No ano passado, o Museu Nacional da Primeira Guerra Mundial foi atacado no Kansas, juntamente com outras ações em Austin, Los Angeles e St. Louis.

Revolucionários estadunidenses picham 19 de junho de 1986, Glória ao Dia do Heroísmo! em um monumento imperialista. Fonte: Tribune of the People

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira