Miséria: fome entre crianças aumenta em 460% no USA

A- A A+

Centenas de pessoas esperam por doações de alimentos em Chelsea, Massachusetts, no dia 28 de Abril. Foto: Charles Krupa/AP

Desde o início da crise econômica e sanitária, agudizada pela pandemia da Covid-19, a fome no USA cresceu em níveis não vistos desde a grande crise do imperialismo de 1929 (“Grande depressão”). Uma pesquisa feita pelo Departamento de Agricultura do USA revelou que a fome atingiu principalmente as famílias com crianças até 12 anos, que sofreram um aumento de 460% na fome em abril de 2020 em relação à 2018. Ao final de Abril, mais de uma em cada cinco famílias no USA, e duas em cada cinco famílias com mães com filhos com até 12 anos, estavam em situação de fome.

O “Estudo do Impacto da Covid” entre outras iniciativas/organizações fizeram perguntas do questionário de segurança alimentar do Departamento de Agricultura do USA no final de Abril de 2020. Foram considerados “inseguros em termos alimentares” (famintos) se o questionado indicasse que as seguintes afirmações foram frequentemente ou por vezes verdadeiras: “A comida que compramos simplesmente não durou e não tínhamos dinheiro suficiente para conseguir mais” e “As crianças da minha casa não estavam a comer o suficiente, porque não tínhamos dinheiro para comprar comida suficiente”.

Em comparação, no mesmo questionário feito em 2018, o aumento de mães que responderam que “as crianças não comem o suficiente, porque não temos dinheiro para comprar comida suficiente nos últimos 12 meses” foi de 460%.

O questionário também revelou que 41% das mães com filhos de 12 anos ou menos declararam insegurança alimentar desde o início da pandemia da Covid-19. A percentagem de mães com filhos de 12 anos ou menos que declararam que “os alimentos que compraram não duraram o suficiente e não tínhamos dinheiro suficiente para conseguir mais” aumentou em 170%.

A fome nas famílias com crianças menores de 18 anos aumentou cerca de 130% de 2018 até abril de 2020. Utilizando o Estudo de Impacto da COVID, constatou-se que 34,5% das famílias com uma criança com 18 anos ou menos estavam em situação de fome no final de Abril de 2020.

Uma fila para almoço em um restaurante comunitário em Minneapolis, Minnesota, no dia 24 de Março. David Joles/Star Tribune/Getty Images

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza