USA: Moradores impedem despejos ilegais em Los Angeles

A- A A+

Foto: No dia 4 de junho, revolucionários e comunidade se manifestam mais uma vez para defender inquilinos idosos sob ameaça de despejo.

Nas primeiras semanas de junho e final de maio, várias comunidades em Los Angeles resistiram a tentativas de despejos ilegais por parte da polícia reacionária. O Sindicato dos Inquilinos de Los Angeles (Sila) organizou manifestações e piquetes junto das massas locais para combater o despejo dos moradores de suas casas.

No dia 2 de junho, próximo da comunidade de Silver Lake, um grupo de moradores foi confrontado pela empresa Triwest Development, que desejava derrubar partes de suas casas para construir mais unidades de habitação. Os moradores pertencentes ao Sila realizaram um vitorioso protesto contra a demolição.

Outra tentativa de despejo foi impedida no dia 29 de maio, no bairro de Mission Hills. Um morador teve sua casa trancada e seus serviços de água e eletricidade cortados a mando do proprietário. Moradores usaram ferramentas para romper as portas e ocupar a casa. Policiais compareceram para reprimir a ação, mas, com o apoio comunitário e de advogados populares, o inquilino conseguiu permanecer em sua casa.

No dia 27 de maio, o locador de outra propriedade na zona sul da cidade trocou as fechaduras de seus inquilinos, empilhou seus pertences nas calçadas e chamou uma equipe para soldar barras de metal nas janelas. A polícia local foi convocada para proteger a propriedade. No entanto, membros do Defender Boyle Heights (DBH, grupo revolucionário que organiza lutas nos bairros) adentraram o local pela porta dos fundos, protestando em denúncia à retirada ilegal dos moradores.

Os membros do DBH conversaram com os trabalhadores que soldavam as barras de ferro nas janelas, convencendo-os de que a situação era injusta. Os trabalhadores, então, desligaram as suas ferramentas. A polícia foi acionada pelo chefe da equipe e houve discussão, até que um advogado do Sila conseguiu provar que o inquilinos poderiam sim se manter em suas casas. Os policiais foram obrigados a se retirar do local devido à comoção e revolta entre os moradores.

Os membros do Sila organizaram outra ação em apoio a uma moradora, no dia 26 de maio, exigindo a devolução dos seus móveis que haviam sido retirados de sua casa pelo proprietário do seu imóvel durante o despejo. 

Mesmo durante a crise sanitária, a crise econômica e a alta absurda do desemprego, os donos de imóveis de Los Angeles seguem tentando retirar inquilinos de suas casas. 

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Victor Costa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza