SP: Jovens são agredidos e um é asfixiado em abordagem policial

A- A A+

Jovem foi asfixiado por policial chegou a desmaiar. Foto: Banco de Dados AND

Um jovem de 19 anos que não teve a identidade revelada desmaiou depois de ser covardemente estrangulado por policial militar, durante abordagem, no dia 21/06. O crime ocorreu na comunidade de jardim Ariston, em Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo.

Os militares abordaram dois homens que estavam em uma moto, o rapaz agredido pilotava o veículo. Em imagens feitas por moradores é possível ver, em um primeiro momento, um dos policiais aplicando um “mata-leão” (golpe de estrangulamento) em um dos jovens, vestido de camisa listrada e bermuda branca. O jovem desmaia. Enquanto isso acontece uma segunda covardia com o outro rapaz que é xingado pelos policiais, e logo depois o mesmo militar, que está de capacete, se ajoelha sobre o peito do rapaz que já estava rendido e ele começa a se debater. 

A cena lembra o caso do trabalhador negro norte-americano, George Floyd, morto por asfixia durante abordagem policial, na cidade de Mineápolis no dia 25 de maio. 

Um terceiro rapaz aparece na imagem de regata verde e acompanhando a ação violenta, mexendo no celular, e é possível ver o policial ordenando que o rapaz desligue o celular e coloque a mão para trás. Poucos minutos depois chega uma viatura, e a filmagem mostra o jovem que foi brutalmente estrangulado na sarjeta desfalecido.

É possível ouvir o momento em que um policial diz: “Aqui é a polícia meu, tá achando que é brincadeira aqui meu?”. A vítima contou ao monopólio de imprensa Record TV que estava com um amigo em uma moto, quando os policiais o abordaram. Ele não tinha habilitação para dirigir. Segundo o rapaz contou, o militar já o atacou no início da abordagem. Ele ressaltou que o tempo todo dizia que não era bandido ou criminoso. 

Moradores que gravaram a ação denunciaram que ao perceberem que estavam sendo gravados, os policiais fizeram ameaças dizendo que os matariam. 

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza