USA e Áustria: Novas ações celebram o Dia da Heroicidade

A- A A+

Revolucionárias ao lado do altar em homenagem ao Dia da Heroicidade em Oxnard, Califórnia

Em 19 de junho ocorreram novas ações e atividades internacionalistas no USA e na Áustria em homenagem ao Dia da Heroicidade, também conhecido como Dia Internacional dos Presos Políticos Revolucionários.

Na Áustria , pichações e atividades foram feitas em defesa da vida e saúde do Presidente Gonzalo, chefe do Partido Comunista do Peru (PCP) e da Revolução Peruana, compiladas em vídeo pelos revolucionários.

https://vimeo.com/428833158

Já no USA, em Los Angeles, uma atividade cultural foi realizada em rememoração à data, no bairro de Boyle Heights. Nela, um militante da organização Servir ao Povo fez um discurso, e um jovem leu um poema original assim como um de Jovaldo, combatente peruano morto na Luminosa Trincheira de Combate, na ilha de Frontón.

O significado do Dia da Heroicidade foi discutido, onde afirmaram, segundo o portal revolucionário Tribune of the People, que “a frase revolucionária que devemos encarnar e popularizar é que ‘o sangue não afoga a revolução, mas a rega!’”.

Atividade realizada em Boyle Heights celebra o Dia da Heroicidade

Após o discurso e a leitura de poema, uma peça teatral foi feita, encenando as Luminosas Trincheiras de Combate que ocorreram no Peru, em 1986. 

Encenações das Luminosas Trincheiras de Combate

Na cidade de Oxnard, ativistas e membros da comunidade se reuniram em Wilson Park, em um evento cultural em homenagem ao Dia da Heroicidade. Um altar com flores e velas foi construído, com artes representando o Presidente Gonzalo, a camarada Norah e os combatentes do Exército Guerrilheiro Popular (EGP) e do PCP. Uma faixa com os nomes dos revolucionários caídos nas Luminosas Trincheiras de Combate também foi erguida no evento.

As atividades na cidade ocorreram com um ativista explicando o significado do dia, e poemas escritos pelos combatentes caídos nas Luminosas Trincheiras de Combate também foram lidos. Um representante da organização de bairro de Los Angeles, a Defend Boyle Heights (Defender Boyle Heights), também discursou no evento, encorajando e apoiando os ativistas de Oxnard.

Um evento cultural também foi realizado em Austin, onde cartas e poemas dos combatentes foram lidos, além de um discurso do Presidente Gonzalo. Pinturas foram produzidas em homenagem aos combatentes das Luminosas Trincheiras de Combate. Mais ao Leste da cidade, num parque, cartazes com os nomes dos combatentes caídos nas Luminosas Trincheiras de Combate foram colados, com o escrito: Viva o Dia da Heroicidade, 19 de junho de 1986, com o símbolo do Partido Comunista, a foice e o martelo.

Além disso, uma faixa foi pendurada em uma ponte, com os dizeres: Punição aos culpados! Viva o Dia da Heroicidade! 19 de Junho, 1986.

“Punição aos culpados! Viva o Dia da Heroicidade! 19 de Junho, 1986”

Pichações, atividades e atos em celebração ao Dia da Heroicidade também foram realizadas em Pittsburgh, St. Louis, Orlando, Kansas City e San Diego.

Ativistas em Pittsburgh celebram o Dia da Heroicidade, na faixa: Glória ao Dia da Heroicidade! Liberdade a todos os presos políticos revolucionários!

A data remete aos cruéis crimes de guerra por parte do velho Estado peruano, encabeçado por Alan García, contra os revolucionários do PCP e combatentes do EGP que se organizavam nas prisões de Luringancho, Callao e na Ilha do Frontón, que converteram tais prisões em Luminosas Trincheiras de Combate, na qual protagonizaram uma das mais heróicas resistências na história do proletariado internacional, ao enfrentar com armas precárias o Exército reacionário peruano.

O PCP assumiu então o dia 19 de junho como o Dia da Heroicidade que, anos mais tarde, seria adotado por organizações e partidos revolucionários em todo o mundo como o Dia Internacional dos Presos Políticos Revolucionários.

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira