USA: Manifestantes queimam bandeira ianque e do Texas em frente a Departamento de Polícia

A- A A+

Bandeiras do Estados Unidos (USA) e do Texas foram retiradas dos mastros do departamento de polícia da cidade de Austin e queimadas durante ato em comemoração à emancipação dos escravos no Texas, no dia 19 de junho. O ato foi marcado com bastante combatividade por centenas de manifestantes que tomaram as ruas, organizado por movimentos independentes como a Brigada Mike Ramos (formada após o assassinato do trabalhador negro Mike Ramos).

Manifestantes queimam bandeira do USA e do Texas em Austin

Após um dia todo de ações em comemoração à data, a polícia rapidamente reprimiu os manifestantes quando começaram a retirar e queimar as bandeiras do USA e a do Texas que estavam no mastro do departamento da polícia. O povo não aceitou sem revidar. 

Os agentes da repressão foram forçados a recuar após os manifestantes os encurralarem e pressioná-los contra os portões do departamento. O manifestante preso foi gravemente ferido, precisando utilizar um curativo na prisão, conforme mostra sua foto de identificação. 

Mesmo após a prisão do manifestante, a manifestação não acabou, e sob gritos de denúncia contra a polícia genocida de Austin, em lembrança aos assassinatos policiais de Sandra Bland e Javier Ambler, o protesto tomou direção às ruas do centro, onde mais membros das massas aderiram à multidão que passava.

Pessoas aderindo ao ato do dia 19 de junho, em comemoração à Proclamação da Emancipação dos Negros em Galveston Texas

Também, antes de o ato começar, segundo o portal revolucionário Tribune of the People, um ativista convidou os jovens a participarem na luta pela libertação de diversos manifestantes presos na revolta popular no USA, destacando os “Três Acusados de Austin”, ativistas que estão enfrentando acusações criminais após um protesto em 31 de maio em uma loja local do monopólio Target.

Para o jornal revolucionário, a resposta violenta dos policiais à queima das bandeiras “revela a frustração de um departamento de polícia sitiado e desmoralizado, que está atualmente sob investigação por uso indevido de spray de pimenta e estrangulamentos de manifestantes”. Além de demarcarem que “a energia desafiadora da marcha de 19 de junho combate os esforços do Conselho Municipal de Austin e do Departamento de Polícia para acalmar a raiva das massas através de reformas mesquinhas e promessas vazias.”

O dia 19 de junho comemora a Proclamação da Emancipação dos Negros em Galveston Texas, ocorrida em 1865, dois anos e meio após a abolição no resto do país. Segundo o portal, a queimação da bandeira do USA e do Texas foi uma homenagem aos libertos da escravidão em 11 de junho, bem como os povos indígenas que resistiram à expansão ianque no Texas pelos colonos e militares do USA.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza