Falece comunista galego Xosé Portela

A- A A+

No dia 4 de julho faleceu de câncer Xosé Portela, comunista maoista galego, que lutou junto do movimento revolucionário de seu país por mais de 40 anos. Foto: Dazibao Rojo

No dia 4 de julho faleceu de câncer Xosé Portela, comunista maoista galego, que lutou junto do movimento revolucionário de seu país por mais de 40 anos. Portela foi um grande agitador e, nas palavras do Comitê Galego de Apoio à Guerra Popular (CGAGP), “um companheiro indispensável na solidariedade galega com a Guerra Popular na Índia e a luta dos presos políticos, especialmente o professor GN Saibaba”. O comunista também sempre colocou em alto e se solidarizou com a luta da Liga dos Camponeses Pobres no Brasil.

Descrevendo o trabalho e a moral de seu camarada, o CGAGP descreve Portela com uma citação de Mao Tsetung: "Em nenhum momento e sob nenhuma circunstância um comunista deve colocar seus interesses pessoais em primeiro lugar; pelo contrário, ele deve sempre subordiná-los aos interesses da nação e das massas populares. É por isso que egoísmo, preguiça no trabalho, corrupção, exibicionismo, etc. merecem o maior desprezo, enquanto a devoção altruísta, o ardor no trabalho, a devoção à causa pública, o esforço intenso e tenaz merecem todo respeito”. 

E continuam, afirmando que “não há melhor definição para falar sobre o camarada Xosé. Ele era um verdadeiro comunista. Em seus últimos dias no hospital, ele estava mais preocupado com sua família, seus camaradas e as lutas ao redor do mundo do que com ele mesmo, dando um exemplo de dignidade e integridade, que somente pessoas forjadas em luta podem mostrar. Ele estava sempre preocupado com os outros, sempre pronto para ajudar e lutar por causas justas, servindo ao povo com todo o seu coração”.

Os revolucionários concluem afirmando que “hoje lamentamos a perda de um grande amigo, companheiro e camarada, mas permanecemos com sua prática comunista, seus ensinamentos e seu grande coração de solidariedade, para continuar seu sonho, o nosso, um Novo Mundo sem exploração, opressão, patriarcado e racismo”.

Desde o Brasil, o Comitê de Redação de AND humildemente presta suas homenagens e cumprimenta seus companheiros de luta, que seguirão sua obra, com genuíno sentimento de pesar e de internacionalismo proletário. 

Revolucionários alemães fazem pichação em homenagem à Xosé Portela em Hamburgo. Foto: Dem Volke Dienen

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza