PE: Camponeses seguem na defesa dos direitos do povo em meio à pandemia

A- A A+

O Comitê Sanitário de Defesa dos Direitos do Povo de Riachão de Dentro, baseado no município de Lagoa dos Gatos, Agreste Pernambucano, realizou muitas atividades de agitação e propaganda entre os meses de maio e junho de 2020. Neste período, aconteceram as conquistas de caixas d’água para população camponesa do município, instalação de iluminação pública, horas de tratores para impulsionar a produção e distribuição de kits de higiene pessoal para as famílias se protegerem da covid-19. Tudo isso, como resultado de muita luta em defesa dos direitos do povo em meio a pandemia.

Após o levantamento de abaixo-assinado, a Comissão Executiva do CSDP-Riachão de Dentro conseguiu marcar importante reunião com superintendente regional da COMPESA, Thiago Grassi. Nesta, exigimos que em meio a pandemia, a adutora da barragem de São Jorge fosse liberada por tempo indeterminado para que as comunidades camponesas do município não ficassem sem acesso a água em suas casas. Em contrapartida, a COMPESA propôs a distribuição de caixas d’água de 5 e 10 mil litros para estas comunidades. A medida foi importante, mas não resolve. Diante da necessidade de manter higiene pessoal e irrigar as produções, o CSDP-Riachão de Dentro seguiu lutando pelos direitos do povo.

Desde a fundação do CDSP-Riachão de Dentro, abril de 2020, que um dos nossos trabalhos tem sido produção de mascaras, distribuição de álcool gel e hipoclorito de sódio para as famílias camponesas. Estes kits são montados pela Comissão de Saúde e distribuídos nas casas e nas reuniões de grupos de famílias. Esta ação diminuiu até o momento as taxas de contaminação da população de Riachão de Dentro em comparação com outras comunidades rurais do município.

Em maio, conquistamos também 40 horas de serviços de tratores, com Prefeitura e demais apoiadores da luta pela terra na região. Isso garantiu que muitas famílias camponesas da Área Revolucionária José Ricardo (situada no Sítio Riachão de Dentro) pudessem plantar milho, feijão, batata-doce, macaxeira, inhame, coentro, alface, bananeiras e limoeiros, no tempo certo.

Em junho, conseguimos que Secretaria Municipal de Infraestrutura instalassem iluminação pública na Sede da Área Revolucionária José Ricardo, isso melhorou a visibilidade durante a noite. Enquanto isso, o CSDP instalou novas porteiras e está controlado os acessos a Área, visando melhorar a segurança e os cuidados sanitários.

Um trabalho importante, têm sido o de agitação nas feiras livres e colagem de cartazes nas comunidades rurais do município. Massas de todos os lugares, inclusive da cidade, tem nos procurado para fazer suas denuncias ou participar de nossas atividades.

Comitê Sanitário de Defesa Popular de Riachão de Dentro

Lagoa dos Gatos, Pernambuco

17 de julho de 2020

ABAIXO O FASCISTA BOLSONARO E SEUS GENERAIS!

VIVA OS COMITÊS SANITÁRIOS DE DEFESA POPULAR!

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza