SP: Populares revoltados por morte de rapaz protestam e seis ônibus são incendiados

A- A A+

Manifestantes denunciaram o genocídio cometido contra a população preta e pobre. Foto: Banco de Dados AND

Familiares e amigos de Rogério Ferreira da Silva Júnior, de 19 anos, fizeram uma manifestação no dia 10 de agosto, depois que o corpo do jovem foi enterrado, pedindo por justiça. Em meio ao protesto, populares revoltados com tamanha covardia incendiaram e apedrejaram seis ônibus. O jovem foi morto no dia 09/08 após ser perseguido por policiais e assassinado quando passeava de moto pelo bairro no dia do seu aniversário. 

Amigos, parentes e vizinhos fizeram uma caminhada pelas ruas do bairro, levando cartazes e camisas e gritavam pedindo justiça. No local que o jovem foi assassinado, grupos depositaram flores e velas em forma de homenagem ao rapaz que era muito querido no local que morava.

“Moleque trabalhador, acabou de pegar o registrinho dele na firma, batendo o ponto dele certinho. Só de domingo que nós temos para ficar na rua de casa. A gente tava lá de boa, aí ele pegou e foi sair com a moto. Falei para ele 'põe o capacete'. Negócio de poucos minutos. Na hora que ele desceu os Rocam já desceu atrás dele”, desabafou amigos do rapaz. 

Milhares de pessoas compareceram a manifestação e exigiram justiça para Rogério. Foto: Arthur Stabile/ Ponte do Jornalismo

Eles também lembraram que o rapaz tinha acabado de conseguir um emprego com carteira assinada, como operador de empilhadeira. Na despedida ao corpo, durante o sepultamento, as massas fizeram questão de mostrar que não se conformam com o que aconteceu e já gritavam em conjunto exigindo justiça para o caso.

No boletim de ocorrência, o policial militar Guilherme Tadeu Figueiredo Giacomelli, autor do disparo que matou o rapaz, afirmou que estava perseguindo a motocicleta conduzida por Rogério e que o rapaz teria feito um movimento simulando que iria sacar uma arma de fogo. E foi aí que o policial efetuou um disparo na direção da vítima, acertando a região das costas de Rogério.

No entanto, câmeras de segurança na avenida dos Pedrosos registraram o jovem passando na motocicleta e sendo perseguido pelos policiais, e o momento que o jovem desacelera a moto para encostar, recebe o tiro fatal vindo ao chão, desmentindo a versão dada pelo policial assassino.

Manifestantes revoltados com a brutal execução incendiaram ônibus como forma de protesto . Foto: Banco de Dados AND

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Victor Costa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza