Índia: Estudantes são reprimidos em protesto contra detenção de professor acusado de maoista

A- A A+


Estudantes democráticos protestam contra a prisão política do professor Hany Babu na Universidade de Deli. Foto: União dos Estudantes Democráticos da Índia

Estudantes democráticos indianos foram presos em Nova Deli, no dia 12 de agosto, durante um protesto na Faculdade de Artes de Nova Deli contra a prisão política e arbitrária do professor do departamento de inglês, Hany Babu, pela Agência Nacional de Investigação (ANI). Ele fora acusado de “propagar as atividades naxalitas [termo usado para designar os maoistas indianos] e a ideologia maoista, e de ser um co-conspirador”.

Entre os cerca de 12 estudantes que protestavam, Abhigyan (20 anos), Sushil (30), Salman (20), Sangita (26), Rajbir Kaur (25) e Navdeep Kaur (24) vão ser enquadrados em acusações de crimes forjados, ou até mesmo sob a Lei de Atividades Ilegais.

Hany Babu é mais um intelectual preso sob falsas acusações


Professor Hany Babu, preso sob falsas acusações. Fonte: Reprodução Twitter/@anilkumarmalli6

Hany Babu Musaliyarveettil Tharayil foi preso sob acusações relacionadas com o mesmo evento pelo qual também foi preso o poeta revolucionário Varavara Rao. Alega-se que eles participaram de um evento, em 31 de dezembro de 2017, onde foram realizados "discursos provocativos". Com base nisso, sua casa foi revistada no ano passado e ele foi preso no final de julho desse ano. Eles revistaram sua casa novamente após sua prisão, levando a maior parte do material relacionado à sua participação no Comitê pela Defesa e Libertação de G.N. Saibaba. 

Agora, um Tribunal Especial decidiu que Babu ficará sob custódia judicial pelo menos até o dia 21 de agosto. Semelhante às acusações contra outros intelectuais presos, como Varavara Rao ou G.N. Saibaba, o tribunal também apresentou denúncias de fazer parte ou estar associado com o clandestino Partido Comunista da Índia (Maoista).

O professor tem 54 anos e é um residente de Gautam Buddha Nagar, em Uttar Pradesh. Vários ativistas, intelectuais e acadêmicos democráticos emitiram declarações em apoio a Babu, dizendo que sua prisão é uma continuação da repressão do governo de turno de Narendra Modi contra os democratas e progressistas honestos.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza