MA: Fóruns e Redes homenageiam Wanderson, jovem dirigente camponês morto por pistoleiros

A- A A+

O movimento camponês Fóruns e Redes de Cidadania do Maranhão presta homenagem em razão do aniversário de nascimento do jovem dirigente camponês, Wanderson de Jesus Rodrigues Fernandes, assassinado pelo latifúndio por lutar pela liberdade dos campos alagados da Baixada maranhense em janeiro deste ano, no município de Arari no Maranhão.

O crime do jovem dirigente ocorreu na madrugada do dia 5 de janeiro de 2020, quando quatro pistoleiros fortemente armados, trajando coletes da Polícia Civil, invadiram a residência do camponês Celino Fernandes e o assassinaram junto de seu filho, na frente da esposa, filhos e netos com vários disparos de arma de fogo no rosto. 

Leia mais: Pistoleiros assassinam camponeses perseguidos políticos no Maranhão

Carta aberta ao Carisma

Querido companheiro de luta sua ternura jamais será esquecida, quando marcharmos sobre os campos, o verde da relva juntar-se-á ao brilho do teu olhar, tantas vezes, a tua alegria em nos receber saltava aos olhos no teu resistente Cedro.

Doce Wanderson o teu carisma ombro a ombro nas fileiras de tua gente a não desistir de sonhar, influenciou a juventude que hoje te honra em manter acesa a chama da revolução nessa pequena ilha de tesos.

Ligeiro em lançar o riso, muitas vezes, não se continha antes de pronunciar as palavras, lançava uma alegria constante e festiva em direção aos teus semelhantes, homens e mulheres de coragem como tu fostes.

Conduzir um rebanho de porcos, trazer o pescado dos igarapés e tapajens, cumprimentar um a um os presentes nas reuniões, cear com teus amigos nas noites enluaradas é tão importante quanto proferir discursos, dizer palavras de ordem e escrever relatórios.

Se pudéssemos descrever-te serias aquela estrela brilhante que o pescador usa como referência para se guiar, quando os campos são vastos e distantes. Estarás conosco nessa travessia encharcada de sonhos.

Os simples gestos é que mantém a organização de nossa gente, as tuas gargalhadas ecoaram além das enseadas, serás eternamente sinal de luz nessa caminhada que norteia o teu povo.

(Daniel Ribeiro)


Wanderson, assassinado pelo latifúndio por lutar pela liberdade dos campos alagados da Baixada maranhense. Foto: Fóruns e Redes de Cidadania do Maranhão

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Victor Costa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza