USA: Guilhotinas para de Donald Trump e Jeff Bezos são erguidas por manifestantes em revolta

Manifestantes protestam durante a nomeação de Donald Trump para presidente do Partido Republicano, durante a Convenção Nacional Republicana de 2020. Foto: Tasos Katopodis / Getty Images

No dia 28 de agosto, uma guilhotina com um boneco do presidente arquirreacionário Donald Trump foi exposta em frente à Casa Branca (Washington, D.C), durante a Convenção Nacional Republicana (CNR), durante protestos que cercaram o local. Um dia antes, na mesma cidade, uma guilhotina fora colocada por 100 manifestantes em frente à casa de Jeff Bezos, um dia após seu patrimônio líquido ter ultrapassado 200 bilhões de dólares.

Multidões protestaram durante os quatro dias da Convenção Nacional Republicana na Casa Branca, sendo que no último foi erguida uma guilhotina com um boneco do presidente arquirreacionário. Em cima da guilhotina um papel dizia: Fascista, estuprador, criminoso! 

Durante a convenção, Donald Trump aceitou a nomeação para presidente do Partido Republicano e fez diversos discursos acerca das grandes rebeliões que se dão pelo terceiro mês no país. "Esta eleição [2020] decidirá se salvaremos o sonho americano ou se permitiremos que uma agenda socialista destrua nosso querido destino", disse ele.

Após a convenção, cerca de 100 manifestantes confrontaram o senador Rand Paul e sua esposa, que tiveram de ser acompanhados pela polícia de Washington D.C enquanto saíam da Casa Branca e, de acordo com o político, se não fosse pela polícia ele teria sido morto.

Os manifestantes exigiam do senador do Kentucky o reconhecimento da morte de Breonna Taylor, morta pela polícia que executava um mandado de busca e apreensão de forma ilegal e truculenta em sua casa em Louisville.

Também houveram diversos enfrentamentos entre os manifestantes e a polícia, em frente à casa branca, mas também em outras partes da cidade. Muitos ativistas foram detidos.

Manifestantes cercam casa de Jeff Bezos, o homem mais rico da história

Cerca de 100 manifestantes montaram uma guilhotina fora da mansão de Jeff Bezos, no dia 27 de agosto, e exigiram salários mais altos para os trabalhadores da Amazon depois que o patrimônio líquido do CEO ultrapassou 200 bilhões de dólares, fazendo dele a pessoa mais rica da história, segundo o monopólio Forbes

Sua riqueza cresceu cerca de 85 bilhões de dólares desde janeiro, impulsionada pelo aumento da receita da Amazon em meio à pandemia da Covid-19 e a crise geral do capitalismo, que causa maior concentração da riqueza nos monopólio, levando milhões de pequenos e médios negócios à falência.

O protesto fora organizado por um ex-trabalhador da Amazon, Chris Smalls, despedido no início da pandemia do coronavírus por reivindicar equipamentos de proteção e direitos mínimos para os trabalhadores da Amazon que corriam risco de vida para trabalhar.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza