RO: Comitês Sanitários intensificam ações na capital e áreas de campo

Ativistas do Comitê Sanitários vão até os bairros proletários e periferias ajudar as massas a se organizarem para defender-se da Covid-19. Foto: Comitê de Apoio - Porto Velho/Rondônia
Desde que surgiu a Frente em Defesa da Saúde do Povo (FDSP), em maio deste ano, seu objetivo foi impulsionar a formação de Comitês Sanitários em bairros da periferia de Porto Velho. Um conjunto de ativistas de organizações estudantis, movimento docente e do movimento popular passaram a atuar no levantamento, preparação e execução de ações que visam impulsionar as ações de solidariedade de classe e de organização nos locais em que atuam.
Os meses passaram e diversos ativistas se incorporaram aos Comitês. Atuando em mais de um bairro, a juventude combatente tem seguido a rotina de: 1) período de arrecadar materiais e produtos para produção de máscaras e sabão, além da arrecadação de alimentos; 2) período de preparação em mutirões de produção; 3) estudo e planejamento dos locais onde atuar; 4) execução de ações indo ao encontro das massas para distribuição de materiais produzidos, panfletos, jornal A Nova Democracia e debate sobre os problemas da realidade concreta das massas; 5) avaliar o resultado das ações.
Confecção de máscaras para distribuição. Foto: Comitê de Apoio - Porto Velho/Rondônia
Estas ações já possibilitaram a distribuição de centenas de máscaras de tecido, panfletos que conclamam a necessidade das massas de se organizarem e exercerem a solidariedade de classe e de buscarem, juntas, as alternativas necessárias para a sua sobrevivência. A organização dos Comitês Sanitários possibilitou, ainda, forjar no cotidiano dos ativistas, o espírito de vida simples e trabalho duro, fomentando laços de companheirismo e elevando seu nível de consciência sobre a necessidade de ruptura desta velha ordem burguesa.
Ativistas vão de casa em casa para prestar solidariedade e ajudar os trabalhadores a enfrentar a pandemia. Foto: Comitê de Apoio - Porto Velho/Rondônia
Além da mobilização nos bairros e nas filas de trabalhadores nas agências bancárias, os ativistas dos Comitês Sanitários também enviaram máscaras e sabão para os camponeses, como os do acampamento Manoel Ribeiro, como forma de fortalecer o trabalho de prevenção contra a Covid-19 em áreas onde se desenvolve a Revolução Agrária dirigida pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP).
Barras de sabão produzidas pelos Comitês Sanitários. Foto: Comitê de Apoio - Porto Velho - Rondônia

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin