DF: Artistas de rua ocupam prédio abandonado da PM em Taguatinga

A- A A+


Os ocupantes organizaram um mutirão para a limpeza do prédio. Fonte: Coletivo RIA

No dia 26 de Setembro completou-se 1 mês desde a ocupação de um edifício abandonado em Taguatinga, no Distrito Federal, pelos integrantes do Coletivo Resistência Internacional de Artistas (RIA). Os artistas pretendem construir uma casa cultural no local.

O prédio ocupado, que fora concedido ao Governo do Distrito Federal, para o funcionamento do Comando de Policiamento Regional da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), estava abandonado há pelo menos 4 anos, com sua estrutura completamente danificada. O edifício se encontra em Taguatinga Sul, uma área marcada pela especulação imobiliária e pela presença de prédios abandonados.

Em entrevista ao jornal AND, os integrantes do RIA afirmaram que o coletivo é formado por artistas circenses, músicos e grafiteiros, sendo muitos deles imigrantes de diferentes países da América do Sul. O RIA surgiu com a proposta de organizar artistas de rua que já habitavam e trabalhavam na região, muitos já experientes com este tipo de iniciativa. No momento, cerca de 16 pessoas estão presentes ocupando o edifício, mas muitas outras participam diariamente prestando solidariedade à causa.


Uma horta foi plantada pelos ocupantes nos arredores do edifício. Fonte: Coletivo RIA

Segundo os integrantes do RIA, a ideia de ocupar o edifício surgiu da necessidade de um espaço para os artistas treinarem, bem como a falta de uma escola popular de artes na região. “A gente pretende construir esse espaço cultural para realizar oficinas de circo, estêncil, aulas de idiomas, de malabares e de música”, contou ao AND uma das integrantes do coletivo.

Com essa proposta, os ocupantes protocolaram um documento direcionado à Administração Regional de Taguatinga, solicitando uma autorização de uso do prédio para a construção da casa de cultura, mas ainda não obtiveram resposta das autoridades.

Outras iniciativas populares estão prestando solidariedade à ocupação do Coletivo RIA. A ocupação de moradia do Mercado Sul, também em Taguatinga, auxiliou os ocupantes em relação ao pedido de concessão à Administração.

O Comitê Sanitário de Defesa Popular (CSDP) do DF e Entorno realizou a entrega de 50 kits com produtos de limpeza e higiene pessoal. Nesta ação também foram entregues exemplares de AND.


Kits distribuídos pelo Comitê Sanitário de Defesa Popular. Fonte: CSDP - DF

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza