Reproduzimos abaixo notícia do Jornal Resistência Camponesa a respeito da realização de testes de Covid-19 promovido pelo Comitê Sanitário no novo Acampamento Manoel Ribeiro.
Centenas de famílias de Rondônia formam o novo Acampamento Manoel Ribeiro. Foto: Resistência Camponesa.
Desde os primeiros dias da tomada das terras do latifúndio Nossa Senhora Aparecida, os camponeses do Acampamento Manoel Ribeiro constituíram seu próprio Comitê Sanitário Popular para garantir os cuidados de saúde e prevenir a disseminação do novo coronavírus entre as famílias acampadas.
Neste mais de um mês de ocupação, o comitê tem promovido intensivamente ações de informação e prevenção contra a pandemia através da distribuição de máscaras, álcool em gel, aplicação de barreiras sanitárias nos acessos ao acampamento, proibição da entrada de pessoas sem máscaras e monitoramento constante das condições de saúde dos núcleos familiares.
Com um barracão próprio e bem identificado, o Comitê Sanitário tem prestado os cuidados de saúde às famílias que necessitam, evitando o dispendioso deslocamento dos camponeses até a cidade, que fica há cerca de 35 quilômetros de distância.
Placas indicativas expostas oferecem explicações sobre o novo coronavírus e sua prevenção. Foto: Resistência Camponesa.
No barracão do Comitê Sanitário são atendidas as famílias que necessitam de algum cuidado de saúde. Foto: Resistência Camponesa.
Testes rápidos da Covid-19 doados por apoiadores têm sido aplicados nas famílias que apresentam algum sintoma supeito de contaminação pelo novo coronavírus.
Os membros do Comitê Sanitário também têm percorrido periodicamente todas as moradias fazendo acompanhamento das famílias com medição de temperatura e oxigenação do sangue.
Além do combate â Covid-19, o Comitê Sanitário tem monitorado a situação geral de saúde dos acampados, prestando os primeiros socorros em casos de necessidade. Os casos mais graves são prontamente encaminhados para a unidade de saúde municipal.
Barreiras sanitárias montadas nos acessos do acampamento orientam o cumprimento das medidas sanitárias e oferecem álcool em gel para higienização das mãos. Foto: Resistência Camponesa.