RO: Acampamento Manoel Ribeiro faz testes de Covid-19 em acampados

A- A A+

Reproduzimos abaixo notícia do Jornal Resistência Camponesa a respeito da realização de testes de Covid-19 promovido pelo Comitê Sanitário no novo Acampamento Manoel Ribeiro.


Centenas de famílias de Rondônia formam o novo Acampamento Manoel Ribeiro. Foto: Resistência Camponesa.

Desde os primeiros dias da tomada das terras do latifúndio Nossa Senhora Aparecida, os camponeses do Acampamento Manoel Ribeiro constituíram seu próprio Comitê Sanitário Popular para garantir os cuidados de saúde e prevenir a disseminação do novo coronavírus entre as famílias acampadas.

Neste mais de um mês de ocupação, o comitê tem promovido intensivamente ações de informação e prevenção contra a pandemia através da distribuição de máscaras, álcool em gel, aplicação de barreiras sanitárias nos acessos ao acampamento, proibição da entrada de pessoas sem máscaras e monitoramento constante das condições de saúde dos núcleos familiares.

Com um barracão próprio e bem identificado, o Comitê Sanitário tem prestado os cuidados de saúde às famílias que necessitam, evitando o dispendioso deslocamento dos camponeses até a cidade, que fica há cerca de 35 quilômetros de distância.


Placas indicativas expostas oferecem explicações sobre o novo coronavírus e sua prevenção. Foto: Resistência Camponesa.


No barracão do Comitê Sanitário são atendidas as famílias que necessitam de algum cuidado de saúde. Foto: Resistência Camponesa.

Testes rápidos da Covid-19 doados por apoiadores têm sido aplicados nas famílias que apresentam algum sintoma supeito de contaminação pelo novo coronavírus.

Os membros do Comitê Sanitário também têm percorrido periodicamente todas as moradias fazendo acompanhamento das famílias com medição de temperatura e oxigenação do sangue.

Além do combate â Covid-19, o Comitê Sanitário tem monitorado a situação geral de saúde dos acampados, prestando os primeiros socorros em casos de necessidade. Os casos mais graves são prontamente encaminhados para a unidade de saúde municipal.


Barreiras sanitárias montadas nos acessos do acampamento orientam o cumprimento das medidas sanitárias e oferecem álcool em gel para higienização das mãos. Foto: Resistência Camponesa.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Victor Costa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza