RJ: Jovem é baleado dentro de casa durante suposto 'resgate' de policial em favela no Catumbi

Caio com familiares. Foto: Reprodução redes sociais

O jovem Caio Gomes Soares, de 23 anos, foi atingido na cabeça por um tiro enquanto levantava da cama para pegar um suco dentro de sua própria casa, no dia 19 de outubro por volta das 7h. Ele morava com a mãe no bairro do Catumbi, região central do Rio.

O jovem era formando em Educação Física pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e dava aulas para idosos, além de realizar eventos.

De acordo com relato feito por moradores da rua em que o rapaz morava, e que fica em frente a favela da Coroa, os tiros começaram com a chegada de policiais militares (PMs) na comunidade no começo da manhã daquele dia.

Segundo policias do 4º BPM (São Cristóvão) e do 5º BPM (Praça da Harmonia) a operação na comunidade foi para checar uma denúncia de que um PM teria sofrido uma abordagem criminosa e levado para o interior do morro, fato que não foi confirmado pela equipe que efetuou a operação, mesmo após o confronto.

Maria José Andrade, conhecida como Zezé, mãe de Caio, contou que já estava na casa onde trabalha há 33 anos como doméstica no Flamengo, zona na sul da cidade, quando recebeu a noticia que o filho havia morrido nos braços da irmã de 24 anos.

Em relato ao site Agência O Globo a mãe desabafou “Minha filha esta arrasada, só estavam os dois em casa. Ela é fonoaudióloga e estava se arrumando para sair para trabalhar, e ele morreu nos braços dela, minha família esta destruída. Falar de caio é falar de coisas boas, ele estava quase se formando, já trabalhava com esporte e dava aulas para a terceira idade. Eu costumava falar para os meus dois filhos : 'Eu nasci onde o vento faz a curva e não tenho nada, nem bens materiais pra deixar para vocês, mas vou deixar educação, porque quem não sabe ler nem escrever, vê com os olhos dos outros'. A gente sempre vê isso (se referindo às operações em favelas), mas nunca acha que vai acontecer com a nossa família, nunca imaginei que um tiro ia entrar na minha casa, mas infelizmente aconteceu. A luz do meu filho se apagou, os sonhos dele morreram. A gente precisa de segurança.". Finalizou a mãe do rapaz.

Amigos também lamentaram a morte do estudante. "Caio era muita luz. Ele foi muito querido por todos e sempre vai ser. Espero que outras pessoas não passem por isso", afirmou Raquel Corrêa Máximo, de 24 anos.

 

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza