Combatentes dos Exército Guerrilheiro Popular de Libertação (EGPL), dirigido pelo Partido Comunista da Índia PCI (Maoista), invadiram um canteiro de obras na localidade de Toko Dharampur, próximo ao distrito de Giridih, no estado de Jharkhand no dia 21 de novembro. O local da ação fica próximo a delegacia de Polícia de Birni.
Os guerrilheiros colocaram fogo em máquinas, veículos, geradores e destruíram toda a estrutura do local. Segundo testemunhas os membros do EGPL retiraram o diesel dos veículos da empreiteira e o usaram para realizar o incêndio.
No dia 18 de novembro, o EGPL já havia explodido dois veículos utilizados na construção de pontes na localidade de Peshrar, no distrito de Lohardaga, também no estado de Jharkhand.
O objetivo político dessas ações contra empreiteiras é de impedir que obras de construção de estradas e demais de infraestruturas sejam concluídas. Isto porque estas obras são de interesse das grandes mineradoras e outros monopólios que visam se instalar nas regiões ainda isoladas do país para expulsar os camponeses pobres e povos tribais de suas terras e se apoderarem do solo, território e dos recursos minerais.
De acordo com o site da polícia indiana, o PCI (Maoista) realizou um total de 231 ações no estado de Jharkhand até setembro de 2020.
Foto: Reprodução