Iraque: Foguetes atingem área da embaixada ianque em Bagdá

Foguetes avistados em direção à embaixada ianque em Bagdá. Imagem: Al Arabiya

No dia 20 de dezembro, pelo menos três foguetes Katyusha foram disparados contra a Zona Verde, em Bagdá, área da capital iraquiana onde estão localizados a embaixada do Estados Unidos (USA) e o principal complexo militar ianque no país, além de outras embaixadas e prédios administrativos do próprio governo iraquiano. Por conta dos múltiplos ataques, o sistema de defesa antiaérea precisou ser ativado.

Segundo o monopólio de imprensa saudita Al Arabiya, os foguetes atingiram um complexo residencial e um posto de controle de segurança dentro da Zona Verde, danificando prédios e automóveis. Por conta do ataque, um cordão de isolamento nos arredores da Zona Verde foi imposto. Em um comunicado subsequente, o secretário de Estado ianque e ex-diretor da CIA, Mike Pompeo, disse que um agente iraquiano tinha sido morto. 

No dia 23/12, após ter se reunido com altos funcionários do seu governo, o presidente do USA, Donald Trump, comentou sobre os ataques na internet: “Nossa embaixada em Bagdá foi atingida no domingo por vários foguetes. Três foguetes falharam no lançamento. Adivinhe de onde eles são: IRÃ. Agora ouvimos rumores de ataques adicionais contra americanos no Iraque." 

No decorrer do último ano, a Zona Verde foi o principal alvo de uma série de ataques a foguetes lançados por uma rede de milícias xiitas ligadas ao Irã. Os ataques também se estenderam a outras bases do imperialismo ianque no Iraque, bem como a comboios militares e logísticos que levavam suprimentos para essas bases.

Além de exigir a saída das tropas ianques do Iraque, os ataques foram intensificados como retaliação após o assassinato do general iraniano Qassem Soleimani, orquestrado pelo USA em janeiro de 2020, próximo de completar um ano. 

Em outubro, esses grupos paramilitares anunciaram a suspensão dos ataques contra as forças do USA no Iraque, sob a condição de que elas e o governo iraquiano apresentassem imediatamente um cronograma para a retirada total das tropas ianques do país. Este cessar-fogo foi tido como encerrado após um ataque contra a embaixada do USA em 18 de novembro.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin