É lançada promoção do livro Atlas da questão agrária Norte Mineira

Importante livro sobre a questão agrária da região do norte de minas gerais está em promoção até o dia 15 de janeiro. Fonte: Banco de Dados

A editora Entremares anunciou a promoção de pré-vendas, até o próximo dia 15/01, do Atlas da questão agrária Norte Mineira em sua página https://entremares.noblogs.org/pre-venda-atlas-da-questao-agraria-norte-mineira/ O atlas, organizado pelo geógrafo, pesquisador e professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Gustavo Cepolini e publicado no final de 2020, é leitura obrigatória para todos aqueles em busca de embasamento científico e crítico para interpretar a realidade agrária da região norte do estado de Minas Gerais.

O livro desvela por meio de 14 artigos e 74 mapas a constituição espacial do domínio latifundista sobre as terras nessa rica região, processo, cada vez mais, imbricado à ação monopolista e predatória do capital financeiro transnacional. O livro apresenta, geográfica e didaticamente, a atual dinâmica conflitiva desses sertões, outrora tão lindamente representados por Guimarães Rosa.  

A narrativa da obra remete aos diuturnos conflitos e lutas das classes populares do meio rural na região norte do estado de Minas Gerais contra grandes fazendeiros das oligarquias locais, grileiros, empresários do agronegócio, políticos fisiológicos ao Estado, pistoleiros/grupos paramilitares, mineradoras, empresas reflorestadoras de eucalipto, bancos, grandes empresas capitalistas de diferentes segmentos do setor agropecuário e por aí vai. 

Abrangendo diferentes paisagens da região, que vão desde as barrancas do velho Chico e suas ilhas, passando pela vastidão dos gerais até os pés da Serra Geral, o atlas apresenta, por meio de uma linguagem técnica, mas, acessível, importantes delineamentos iniciais para uma necessária cartografia das lutas pela terra empreendidas por camponeses, quilombolas e indígenas na região norte do estado de Minas Gerais, particularmente desde a década de 1990. 

O fato de o livro ser prefaciado pelo renomado pesquisador/geógrafo Ariovaldo Umbelino de Oliveira é indicação da riqueza contida na obra, não apenas sobre a temática descrita acima, mas acerca da própria atualidade da questão agrária para o entendimento do presente conturbado cenário político nacional e internacional.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin