Importante livro sobre a questão agrária da região do norte de minas gerais está em promoção até o dia 15 de janeiro. Fonte: Banco de Dados
A editora Entremares anunciou a promoção de pré-vendas, até o próximo dia 15/01, do Atlas da questão agrária Norte Mineira em sua página https://entremares.noblogs.org/pre-venda-atlas-da-questao-agraria-norte-mineira/ O atlas, organizado pelo geógrafo, pesquisador e professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Gustavo Cepolini e publicado no final de 2020, é leitura obrigatória para todos aqueles em busca de embasamento científico e crítico para interpretar a realidade agrária da região norte do estado de Minas Gerais.
O livro desvela por meio de 14 artigos e 74 mapas a constituição espacial do domínio latifundista sobre as terras nessa rica região, processo, cada vez mais, imbricado à ação monopolista e predatória do capital financeiro transnacional. O livro apresenta, geográfica e didaticamente, a atual dinâmica conflitiva desses sertões, outrora tão lindamente representados por Guimarães Rosa.
A narrativa da obra remete aos diuturnos conflitos e lutas das classes populares do meio rural na região norte do estado de Minas Gerais contra grandes fazendeiros das oligarquias locais, grileiros, empresários do agronegócio, políticos fisiológicos ao Estado, pistoleiros/grupos paramilitares, mineradoras, empresas reflorestadoras de eucalipto, bancos, grandes empresas capitalistas de diferentes segmentos do setor agropecuário e por aí vai.
Abrangendo diferentes paisagens da região, que vão desde as barrancas do velho Chico e suas ilhas, passando pela vastidão dos gerais até os pés da Serra Geral, o atlas apresenta, por meio de uma linguagem técnica, mas, acessível, importantes delineamentos iniciais para uma necessária cartografia das lutas pela terra empreendidas por camponeses, quilombolas e indígenas na região norte do estado de Minas Gerais, particularmente desde a década de 1990.
O fato de o livro ser prefaciado pelo renomado pesquisador/geógrafo Ariovaldo Umbelino de Oliveira é indicação da riqueza contida na obra, não apenas sobre a temática descrita acima, mas acerca da própria atualidade da questão agrária para o entendimento do presente conturbado cenário político nacional e internacional.