Pedaço de enxada foi arremessado em prefeito durante sua posse. Foto: Reprodução.
Um pedaço de enxada foi arremessado contra o prefeito eleito de Tabocas do Brejo Velho, cidade no oeste da Bahia, distante cerca de 800 quilômetros de Salvador, capital do estado. Flávio da Silva Carvalho, conhecido como Flávio Fogão Goiano, do Partido Progressista (PP), tomava posse do cargo em cerimônia na Câmara Municipal de Vereadores, quando quase foi atingido.
Segundo informações da Guarda Municipal, o suspeito entrou pelos fundos da Câmara, no momento em que todos os seguranças se concentravam na frente do prédio. O pedaço de enxada foi arremessado e quebrou a vidraça de uma janela antes de quase atingir o prefeito. O autor da ação ainda não foi identificado pela Polícia Militar.
Ações de rechaço e boicote as eleições
Tal ação, longe de ser considerada uma fato isolado, expressa o rechaço do povo ao sistema político vigente. Essa repulsa foi comprovada novamente nas diversas ações espontâneas e conscientes do povo durante o período das eleições municipais, em novembro de 2020. Tal fator resultou no recorde histórico de boicote eleitoral, quando a média nacional de abstenções – sem contar com os votos nulos/brancos e as pessoas com idade para votar que não regularizaram o seu título – atingiu 23,14%, no primeiro turno, e 29,5% no segundo, o maior desde 1996, e superou num salto o índice registrado nas últimas eleições municipais, em 2016 (17,5% e 21,6% nos primeiro e segundo turnos).