'Mostra Cinema Político Argentino' de 18 a 31 de janeiro

Começa segunda-feira, 18/01, e vai até o dia 31/01 a Mostra Cinema Político Argentino, realizada pelo Grupo de Pesquisa e Extensão Cinema e Memória na América Latina, da Universidade Federal Fluminense, UFF. "O Objetivo da mostra é trabalhar através das diversas telas a história política da Argentina na segunda metade do Século XX, e todas as turbulências e contradições da luta de classes em um país capitalista-dependente. Um cinema militante, que discute a nossa condição neocolonial e todas as formas de dominação imperialista na América Latina, sem esquecer de denunciar os setores da sociedade argentina que sempre traíram os movimentos de libertação nacional. Por isso, os filmes escolhidos atravessam os períodos de ascensão, queda e proscrição do Peronismo; a política por trás dos golpes militares (55, 66 e 76), a perseguição aos movimentos sindicais, o terrorismo de Estado, a contraofensiva Montonera, a luta das organizações de direitos humanos, como Las Madres y Las Abuelas de Plaza de Mayo; o Estado neoliberal do período Menem, até o levante popular de dezembro de 2001. Ao todo serão exibidos 14 longa metragens e dois curtas de autores consagrados, como Fernando Pino Solanas (falecido no ano passado), Raymundo Gleyzer, Jorge Cédron (ambos “desaparecidos” pelo terrorismo empresarial-militar de Estado), Tristán Bauer, David Balusteisn, e de cineastas contemporâneos, como Omar Neri, Virna Molina, Benjamin Ávila, Monica Simoncini, entre outros. Além dos filmes, apresentaremos também duas lives com os professores Norberto Ferreira (Departamento de História-UFF), e Fabian Nunez (Departamento de Cinema- UFF). A Mostra Cinema Político Argentino é uma atividade do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Toda programação da mostra é 100% on-line e gratuita, e haverá emissão de certificado de participação. Para ter acesso ao material da mostra, basta se inscrever na própria página do Youtube (grupo cinema e memoria) ou na página do grupo no facebook", divulgam os organizadores.

Endereços: 

https://www.facebook.com/grupodepesquisaeextensaocinemaememoria   (Facebook)

https://www.youtube.com/channel/UC8Rr8H_X9lQGlIf39a6230Q  (Youtube)

Link do evento no Facebook:

https://www.facebook.com/events/865651264246324/

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin