RJ: Moradores da Favela do Lixão, em Duque de Caxias, temem ficar sem moradia

Famílias protestam pelo direito à moradia em Duque de Caxias. Foto: Banco de Dados AND

 

Moradores da Favela do Lixão, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense foram pegos de surpresa ao receber da prefeitura, em 14 de janeiro, um aviso anunciando despejo. 

São cerca de cinquenta e oito famílias que foram morar na região por não terem mais para onde ir. Eles contam que os funcionários da prefeitura vão às casas ordenando que todos saíssem para fazer uma redução de impactos das enchentes na região. 

"Não dá nem mais para dormir direito. Não sabemos a que horas eles chegarão e nos obrigarão a sair à força", disse a residente do local, Rosimere Gomes, para o portal de notícias G1.

Muitos procuraram a Favela do Lixão por não terem condições de morar em um imóvel alugado. A prefeitura ofereceu três meses de aluguel social, mas eles acreditam que a promessa não será cumprida.

"Queremos que a prefeitura dê condições para que os moradores tenham alguma moradia. Estamos em uma pandemia — é um absurdo que queiram tirar a casa das pessoas quando a orientação é ficar em casa", afirmou o ativista do Movimenta Caxias, movimento que presta auxílio aos moradores, Wesley Teixeira.

 

Prefeitura ordena demolição de casas e moradores protestam

Em setembro do ano passado, funcionários da prefeitura e policiais militares entraram com uma escavadeira por um dos acessos da Favela do Lixão, na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, para demolir casas. Também nessa ocasião, nenhum aviso foi dado com antecedência.

“Chegaram de surpresa dizendo que quem ainda não estava morando tinha que sair na hora. Quem já estava morando tinha o prazo de 48 horas. Mas não nos apresentaram papel nenhum. Só depois, preencheram à mão uma intimação. A gente é pobre, mas não é burro. Se estamos errados por construir de forma irregular, eles estão errados de não avisar”, contou a moradora Ana, que vivia no local há três meses em uma casa que vinha construindo há mais de um ano.

Os funcionários da prefeitura demoliram duas casas até serem impedidos pelos próprios moradores de seguir com a derrubada, que protestaram e não permitiram que a escavadeira prosseguisse.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin