RO: Mais de 8 mil doses de vacinas destinadas aos povos indígenas são desviadas

No dia 23 de janeiro, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Porto Velho, em Rondônia, encaminhou um ofício ao estado questionando o paradeiro de 8.805 doses de vacina contra Covid-19.

Mais de 11 mil doses de imunizantes que deveriam ser destinadas aos povos indígenas da região, foram recebidas pelo estado, porém a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau-RO) responsáveis pela distribuição, repassaram apenas 2.315 doses.

Os números de casos e óbitos no estado de Rondônia ultrapassam 1,9 mil casos Covid-19 entre indígenas e chega a 33 mortes entre 13 povos, conforme aponta a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

Em entrevista à Rede Amazônica, a indígena Ivaneide Bandeira afirmou: “Não há explicação sobre o motivo de todas as doses não serem repassadas. Há um aumento da Covid nas terras indígenas, como na Terra Indígena (T.I.) Rio Branco, inclusive com mortes. E a gente tem um estado em colapso”. Disse ainda: “O que vai acontecer com os indígenas se o seu direito de ser vacinado foi retirado pelo estado? O que a gente espera é que o Ministério Público investigue e essa situação tem que ser denunciada. A gente espera uma explicação porque tem indígena morrendo”.

Metade da população indígena é excluída do plano nacional de imunização

Apesar do plano nacional de imunização contra a Covid-19 definir os indígenas como parte do grupo prioritário, mais da metade da população indígena, que conta com 900 mil pessoas, de acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, foi excluída do plano. 

Os indígenas que vivem em zonas urbanas foram deixados de fora. Estes, ainda segundo o censo, representam cerca de 46% de toda população indígena no Brasil. Conforme dados apresentados em um estudo da Universidade Federal de Pelotas, a prevalência do coronavírus entre a população indígena urbana, de 5,4%, é cinco vezes maior do que a encontrada na população não indígena, que é de 1,1%.

Os fura-filas no norte do país

Segundo o editorial do AND desta semana, os casos de “fura-filas” se espalham pelo país. “Das 3 mil doses enviadas ao estado de Amazonas para os grupos prioritários, pessoal de saúde da linha de frente, indígenas e idosos, apenas 500 doses (ou seja, para somente 250 pessoas dos grupos prioritários), 2,5 mil atenderam, sem cerimônia alguma, aos ricos privilegiados de sempre”.

Mulher indígena é imunizada. Foto: Marcelo Camargo.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin