Moradores protestam contra despejo com barricada em avenida. Foto: Reprodução.
Moradores fecharam um dos acessos à cidade de Camaçari em protesto contra a derrubada de casas na comunidade de Areia Branca, localizada em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, no estado da Bahia.
A manifestação ocorreu na manhã do dia 19 de fevereiro, nos arredores da Via Parafuso, um dos acessos à Camaçari. Os trabalhadores atearam fogo em uma barricada feita de pneus.
Os moradores afirmaram que as casas que construíram no terreno foram derrubadas por uma retroescavadeira, a mando de um homem que se dizia proprietário da área. Eles denunciaram que o homem chegou à localidade acompanhado de policiais. Ainda segundo os moradores, nem o homem, que seria um deputado, nem os policiais, apresentaram um mandado judicial de "reintegração de posse".
“O homem veio com polícia, dizendo que a gente tomou a propriedade dele, mas tem que ter o documento”, falou um dos manifestantes ao monopólio de imprensa G1. No local moravam cerca de 30 famílias e aproximadamente 100 pessoas, que agora não tem mais para onde ir, justamente no meio da pandemia.