PE: Famílias ocupam terreno em Camaragibe

Na noite de 12 de fevereiro, várias famílias organizadas pelo Movimento Urbano dos Trabalhadores Sem Teto (MUST) ocuparam um terreno abandonado no bairro de Santa Mônica, município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, estado de Pernambuco

A ocupação se deu em uma área de transição da zona urbana para a zona rural do município, então, além da reivindicação por moradia, as 200 famílias ocupantes lutam também por um pedaço de terra para produzirem. Segundo uma das lideranças do movimento, a área estava abandonada há anos e agora será destinada para um fim social, moradia e produção agrícola.

A expectativa é que muito mais famílias cheguem para ocupar a área, pois ela é muito grande, e muitas famílias da região, em virtude da crise econômica, agravada pelo coronavírus, não estão conseguindo pagar o aluguel. A situação da população da localidade é precária, inclusive a maior parte da população de Camaragibe mora em áreas de risco de deslizamento de barreiras, o que torna o terreno de Santa Mônica bastante atrativo também para esta parcela da população.

Mesmo com as tentativas de intimidação da Polícia Militar (PM) que já compareceu algumas vezes à localidade, tendo até mesmo efetuado disparos, os ocupantes resistem bravamente, o que enche de esperança todos que estão lutando pelo sagrado direito à terra e moradia.

Famílias ocupam terreno em Camaragibe. Foto: Reprodução

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Paula Montenegro
Taís Souza
Rodrigo Duarte Baptista
Victor Benjamin

Ilustração
Paula Montenegro