SP: Manifestantes erguem barricadas para exigir vacina, auxílio emergencial e redução nos preços dos combustíveis

Trabalhadores bloqueiam importantes vias da capital paulista em protesto por direitos do povo e contra os governos federal e estadual. Foto: Reprodução.

Manifestantes fecharam duas avenidas da capital paulista com barricadas de pneus incendiados, no dia 23 de março. O ato exige vacina para o povo, auxílio emergencial e redução dos preços dos  combustíveis. Os manifestantes também exigiram direitos trabalhistas para os trabalhadores de aplicativo e defenderam o lockdown, para conter a onda de Covid-19 que atinge São Paulo. Frases contra o presidente fascista Bolsonaro e o governador reacionário de São Paulo, João Doria, também foram expostas.

Os trabalhadores fecharam, nas primeiras horas da manhã, a avenida João Dias e a Marginal Tietê, nas zonas sul e norte da cidade, respectivamente. O ato foi organizado por movimentos populares, por entregadores e por motoristas de aplicativos.

No mesmo dia do protesto, São Paulo bateu um novo recorde de mortes em 24h no estado, 1.021 pessoas faleceram em decorrência da Covid-19 e do descaso dos governos federal e estadual.

Os manifestantes montaram as barricadas nas avenidas Marginal Tietê e João Dias nas primeiras horas da manhã, do dia 23 de março. Foto: Reprodução.

Covid-19 em São Paulo

O estado de São Paulo se aproxima do número de 30 mil pessoas internadas por conta da Covid-19. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 91,2% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados.

O estado já registrou 2.311.101 casos de Covid-19 e 68.623 mortes por causa da doença.

Para piorar a situação, apenas 44 municípios do estado ainda têm leitos de UTI. O governo de São Paulo informou ainda que 54 cidades estão com níveis críticos de oxigênio e medicamentos para intubação em UTI para tratar pacientes com a infecção.

Segundo o Secretário Estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, houve um crescimento significativo de casos de Covid-19  no intervalo de um mês: “Em quatro semanas, tivemos aumento de 110% em relação ao que vimos no dia 22 do mês de fevereiro. Hoje atingimos 28.638 pessoas internadas, sendo 12.068 nas UTIs. As taxas de ocupação no estado estão em 91,2%, e na Grande São Paulo em 91,3%", disse o secretário.

Na última semana mais de 100 mil novos casos foram confirmados, 22.305 pessoas foram internadas e quase 3.500 morreram em apenas sete dias em todo o estado.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Paula Montenegro
Taís Souza
Rodrigo Duarte Baptista
Victor Benjamin

Ilustração
Paula Montenegro