BA: Acampamento Palmares sofre tentativa de despejo em meio ao pior momento da pandemia

Aproximadamente 80 famílias camponesas assentadas no Acampamento Palmares, localizado em Juazeiro, norte da Bahia (BA), correm o risco de serem expulsas das terras onde vivem por policiais e pistoleiros sob ordem do latifúndio. 

De acordo com informações divulgadas em redes sociais, o Acampamento se encontra cercado pela Polícia Federal a mando do “proprietário arrematante”. Além de estarem proibidos de sair ou entrar no Acampamento, os camponeses estão há mais de duas semanas sem água e energia.

Segundo denúncias das famílias camponesas, no dia 19 de março, três viaturas da Polícia Militar da Bahia junto com pistoleiros e o latifundiário bloquearam a saída de água. Disparos de arma de fogo também foram realizados nas proximidades do acampamento.

As terras que há mais de 11 anos são cultivadas pelas famílias camponesas eram antes utilizadas para possibilitar o tráfico de substâncias ilícitas para o exterior. A fazenda fazia parte do grupo Mariad Importação e Exportação de Gêneros Alimentícios, a qual o latifundiário Gustavo Duran Bautista, seu ex-proprietário, a usava para traficar cocaína dentro de caixas de uvas que, por sua vez, eram transportadas para outros países.

Em 2007, Duran foi preso, deixando as terras da fazenda abandonadas. No ano de 2009, as famílias camponesas ocuparam a área e desde então moram e garantem seu sustento diretamente da produção. Além da criação de caprino, ovino, avicultura e bovino, os camponeses cultivam uva, macaxeira e feijão.

Ignorando a presença dos camponeses, em 2014, a fazenda foi a leilão. Seis anos depois, após o então “arrematante da propriedade” se mostrar interessado em vender a área. Como sempre, em conluio com o latifúndio, foi acordado um prazo de seis meses para que o velho Estado pudesse resolver a situação da contratação do crédito para a aquisição da área por parte das famílias. 

Após o estado não ter cumprido com a sua parte e com o fim do prazo no dia 23 de março, o “proprietário arrematante” requereu o cumprimento da liminar despachada pelo juiz da 5ª região em Juazeiro, onde este determinou o despejo em favor do latifúndio em meio ao pior momento da pandemia do novo coronavírus.

Policiais e pistoleiros tentam realizar despejo em acampamento na Bahia. Foto: MST

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin