Ações são realizadas internacionalmente no dia dos prisioneiros políticos e em comemoração à comuna de Paris

Manifestantes na Alemanha exigem liberdade a todos os presos políticos encarcerados por lutar contra a ordem de opressão e exploração. Foto: Dem Volke Dienen.

No dia 18 de março, ações de solidariedade aos presos políticos internacionalmente foram realizadas tanto no Estados Unidos e na Alemanha por democratas e revolucionários. Na França e Alemanha, revolucionários também comemoraram os 150 anos da Comuna de Paris.

Em Austin (USA) os palestrantes fizeram apresentações sobre as pessoas que enfrentam a repressão do Estado reacionário devido a sua luta contra ele e os participantes do evento foram encorajados a apoiar os presos políticos dos Levantes de Maio [1], doando para as campanhas ou envolvendo-se em organizações de apoio aos prisioneiros.

O evento também enfatizou a necessidade de solidariedade internacional com os presos políticos. Um vídeo foi reproduzido cobrindo pessoas de todo o mundo que estão presas devido a suas convicções e ações políticas, incluindo o presidente Gonzalo, GN Saibaba e Georges Abdallah.

Na Alemanha, os revolucionários turcos destacaram particularmente a campanha em defesa pela liberdade da ativista e revolucionária turco Dra. Dilay Banu Büyükavcı. A ativista, que trabalhava como psiquiatra na alemanha desde 2004, foi acusada de ser membro do Partido Comunista da Turquia/Marxista-leninista (TKP/ML) no processo conhecido como “processo TKP/ML”, de criminalização do Estado imperialista alemão contra ativistas turcos.

Ativistas turcos exigem liberdade para Dra. Banu e os presos no "Processo do TKP/ML". Foto: Dem Volke Dienen.

Dra. Banu na manifestação.

Em outro momento da atividade, também foram realizadas ações em memória e defesa do 150º aniversário da Comuna de Paris.

Comemoração da Comuna de Paris pelos ativistas na Alemanha. Foto: Dem Volke Dienen.

Ações de pichação e de penduramento de faixas em comemoração ao 150º aniversário da Comuna de Paris também foram realizadas na frança, em Lyon, pela organização Jovens Revolucionários (Jeunes Revolutionnaires).

Ações em comemoração à Comuna de Paris na França. Foto: Jeunes Revolutionnaires.

Na Áustria, Finlândia e DInamarca, ações em comemoração à Comuna também foram realizadas.

Os eventos históricos da data remetem a 1923, quando o Socorro Vermelho Internacional declarou  o 18 de março como o Dia Internacional dos Presos Políticos. Esse dia foi escolhido porque foi nele que em 1871 que começaram as lutas sangrentas e decisivas da Comuna de Paris.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin