PE: Manifestação de estudantes na Reitoria da UFPE

Na manhã de segunda-feira (29), estudantes e bolsistas da Universidade Federal de Pernambuco realizaram um ato na frente da Reitoria da instituição contra os desligamentos e cortes de bolsas da modalidade Desenvolvimento Profissional. A PROPG e a PROGEPE avisaram via email que o corte de bolsas vai atingir estudantes que não completaram o recadastramento ou que foram matriculados em seus respectivos cursos no ano de 2017 ou antes. Essa investida contra os bolsistas está sendo realizada em plena pandemia, empurrando-os para a extrema condição de vulnerabilidade que se encontra o país com o acirramento da crise do capitalismo burocrático. A manifestação estudantil teve como principal objetivo o mantimento de suas respectivas bolsas, que são dos bolsistas por direito, e da revogação dos cortes anunciados. 

No ato foi realizado uma agitação com megafone onde os estudantes exigiram a revogação dos cortes para não passarem fome, expondo que todos ali dependiam da sua bolsa para sobreviver deixando claro não aceitar que seus direitos sejam usurpados do dia pra noite durante a situação de crise sanitária vigente no país. Também foram levantados cartazes que denunciavam os ataques aos bolsistas. Os manifestantes puxaram a palavra de ordem: Reitoria não me enrola, bolsa é direito e não esmola! 

A Reitoria da UFPE tergiversou os questionamentos dos estudantes, afirmando ser um pequeno problema e que a posição do corte de bolsas não será revogada. Os bolsistas mantiveram a posição combativa avisando que não vão desistir de lutar pelos seus direitos até que os desligamentos e os cortes sejam revogados.

Estudantes ouvidos pelo Comitê de Apoio do AND apontaram que isso representa "verdadeira atrocidade feita pela Reitoria, que demonstra muito bem estar de acordo com a política genocida do governo militar que segue conduzindo um verdadeiro massacre diante da pandemia". Os números de mortes chegaram a 315 mil mortos. Tragédia que soma-se a situação de milhões de desempregados.

Estudantes protestam exigindo a manutenção das bolsas, que sofrem sérios riscos de corte justamente em meio ao agravamento da pandemia da Covid-19. Foto: Banco de dados AND

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin